
FGTS é básico para proteger as pessoas sob um teto digno
Fundo é fundamental para o desenvolvimento econômico, urbano e humano
Em setembro de 2026, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completa 60 anos, consolidando-se como instrumento de importantes políticas públicas. Equilibra a segurança do trabalhador com a capacidade de investimento do país, e é indispensável para a superação de problemas sociais e econômicos.
Além da proteção em casos de demissão sem justa causa ou momentos de vulnerabilidade, os depósitos, corrigidos e com juros, representam um capital acumulado que contribui para o patrimônio individual do trabalhador ao longo de sua vida profissional.
É em função disso que milhões de famílias brasileiras conseguiram e estão conseguindo realizar o sonho da moradia, haja vista que os recursos do FGTS têm destinação específica: habitação, saneamentos básico e infraestrutura, todos estes essenciais à qualidade de vida.
O FGTS não se limita ao indivíduo ou à moradia. É um fundo estruturante que impulsiona o desenvolvimento econômico. Injeta bilhões de reais diretamente na cadeia da construção civil e imobiliária, gerando emprego e renda; e sustenta a maior política social de habitação – o Minha Casa, Minha Vida. Graças ao programa, no ano passado, o Brasil registrou o menor déficit habitacional da história.
Diante de tantos benefícios à população, o Secovi-SP segue trabalhando para evitar o uso dos recursos do FGTS para outras finalidades. As necessidades são muitas, mas, certamente, nenhuma delas supera a dignidade que apenas um lar pode oferecer às famílias.