Organizada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, teve início em 10 de fevereiro a primeira Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti.
Basicamente, a campanha, que tem apoio do Secovi-SP e de várias outras entidades, visa a estimular os municípios no desenvolvimento de ações de prevenção e de combate ao mosquito da Dengue.
O Secovi-SP sempre orientou as administradoras de condomínios a atuarem de maneira proativa junto aos síndicos, para que eles mantenham os edifícios residenciais e comerciais longe desse grande mal, que é a Dengue.
“Sabemos da importância da prevenção e usamos nossos meios de comunicação com as administradoras de condomínios para dar dicas básicas contra a proliferação do mosquito da dengue”, ressalta Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.
Confira as orientações da vice-presidência:
– Os fatores climáticos transformam o verão no período de maior transmissão da doença;
– Ambientes quentes e úmidos favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Redobre a atenção com possíveis criadouros e evite água parada no condomínio;
– Mantenha a caixa d´água tampada corretamente, assim como outros compartimentos de armazenamento de água;
– Limpe as piscinas corretamente;
– Não junte materiais que possam acumular água, como pneus;
– Redobre a atenção com algumas plantas do jardim, como as bromélias, cujas folhas favorecem o acúmulo de água;
– Pratos de plantas devem ser cobertos com areia;
– O lixo, principalmente o reciclável, deve ser armazenado de forma correta;
– Recomenda-se o uso diário de repelente;
– Se apresentar sintomas como febre alta, dores musculares intensas, mal-estar geral, dor ao movimentar os olhos, manchas vermelhas no corpo, sangramento na gengiva ou no nariz, procure um médico o mais rápido possível.
Imprima o folheto da Campanha da Secretaria Estadual da Saúde e divulgue.