ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
Quinta-feira, 17 de maio de 2012.
Processo deve envolver geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e de destino
Da redação Walkyria di Pietro Foto
Fernando Pinheiro Pedro, Flávio de Miranda Ribeiro e Ronaldo Hipolito
Por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), o seminário Resíduos Sólidos na Construção Civil – Soluções e Oportunidades abordou nesta quinta-feira, 13/5, a correta gestão dos resíduos das obras de engenharia, envolvendo geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e de destino.
O evento, que teve apoio do deputado Campos Machado (PDT), foi aberto pelo presidente do Sinduscon, Sérgio Thiago Watanabe. O empresário ressaltou a importância da parceria entre governo, iniciativa privada e de entidades afins para que se obtenham avanços na questão ambiental. Falou ainda sobre a sobre a importância de se implantarem áreas de triagem, recicladoras e aterros que em quantidade compatível com o crescimento da construção civil.
O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek, falou sobre técnicas e políticas de sustentabilidade, citando a importância da gestão, destinação e reciclagem de resíduos tanto na melhoria da qualidade construtiva quanto no impacto no clima. Segundo Rizek, as propostas levantadas no encontro estão em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja lei foi sancionada em 2010.
Participaram como palestrantes Ronaldo Hipólito, do Ministério do Meio Ambiente; Flávio de Miranda Ribeiro, assessor técnico da Cetesb; e o advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro.
]]>