O vice-presidente do Secovi-SP e presidente da Aelo, Caio Portugal, e o coordenador do Núcleo Imobiliário-Turístico e Hoteleiro da entidade, Caio Calfat, participaram do seminário “Comunidades planejadas: A experiência brasileira no desenvolvimento de bairros e resorts planejados”, realizado pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), dia 6/10, em Florianópolis (SC).
Primeira iniciativa voltada exclusivamente para o tema, o evento reuniu empreendedores e investidores atuantes neste segmento de mercado, que tem atraído considerável interesse, em virtude da necessidade de se produzir terra urbanizada no Brasil.
Caio Portugal destacou a importância do evento, que contemplou vários pontos de vista: dos empreendedores, com a apresentação de cases; dos projetistas, a partir de experiências do novo urbanismo; dos financiadores, securitizadoras e bancos; e das perspectivas com relação à nova classe média (como trabalhar com esse público, quais os seus anseios, necessidades e desejos).
Um seminário rico em informações e networking, na avaliação do dirigente. “A percepção é que o legado do atual mercado de loteamentos impactará sua relação com a sociedade no futuro”, analisou. “Se, antes, o que se fazia eram espaços para morar, hoje temos de planejar e implantar espaços para viver, conciliando as demandas para lazer, mobilidade, cultura, religião. Esse é o resultado do evento”, concluiu.
Resorts
Segundo Caio Calfat, o evento foi extremamente interessante, de qualidade, reunindo, talvez de forma pioneira, alguns dos principais participantes da cadeia produtiva de comunidades e resorts planejados. A iniciativa se destacou especialmente no que se refere a planejamento adequado dos empreendimentos, com destaque para o papel do consultor imobiliário-turístico.”
Ele disse ainda que o evento que será promovido pelo Secovi-SP em 31/10, de certa forma, vai complementar o seminário da ADIT, destacando alguns dos mais emblemáticos empreendimentos formados como comunidades, a partir de um planejamento equilibrado.