CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Terça -feira, 23 de setembro de 2014.
À direita, desembargador José Roberto Neves Amorim recebe placa comemorativa da Câmara
Foto: André Bueno/CMSP
JELDEAN SILVEIRA
DA REDAÇÃO
O desembargador José Roberto Neves Amorim, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi homenageado nesta terça-feira (23/9) na Câmara Municipal, durante a comemoração do Dia da Mediação.
A mediação é uma estratégia jurídica criada com o objetivo de desafogar a Justiça, solucionando conflitos antes de chegarem aos tribunais. Brigas entre vizinhos, separação de casais ou ação contra uma empresa são apenas alguns dos problemas que podem ser resolvidos sem que seja preciso recorrer a um processo judicial.
“O trabalho do conciliador, na realidade, é de facilitador. Justamente de fazer entender o que a Justiça propõe e também de educar as pessoas no sentido de respeitar uma o direito da outra”, explicou Ricardo Pereira Junior, juiz coordenador do centro de conciliação de São Paulo.
“A principal motivação é ver as pessoas com seus problemas solucionados de uma forma harmônica e pacifica. Fazer com que as pessoas procurem o poder judiciário sem a necessidade de mover uma ação, e mais que isso, com uma decisão judicial sem a necessidade de um processo”, disse o desembargador.
Amorim é mestre em Direito das Relações Sociais (Direito Civil) e doutor em Direito das Relações Sociais (Processual Civil), ambos pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É também professor titular, vice-diretor e coordenador da Faculdade de Direito da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado ). O desembargador atuou como conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) entre 2011/2013.
“É uma honra muito grande poder estar nessa Casa, que comanda o Poder Legislativo da minha cidade, e que me honra demais com o reconhecimento do trabalho que fizemos. Não só meu, mas eu recebo esta homenagem em nome do Judiciário do Estado de São Paulo”, afirmou Amorim.
A solenidade foi uma iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB), que durante o evento assinou um projeto de lei incluindo no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia da Mediação, a ser comemorado no dia 23 de setembro.
“Acho que os mediadores de conflitos, hoje homenageados, estão de parabéns por tudo que estão fazendo, desde grandes conflitos até conflitos pessoais e menores. A mediação de conflitos é o mais poderoso instrumento de uma sociedade que vive em paz e que busca ter mais integração”, afirmou o vereador.
(23/09/2014 – 21h17)
]]>