Começou nesta quarta-feira, 12/11, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), o 2º Latin America Self Storage Expo. Na abertura oficial do evento, o diretor da Vice-presidência de Gestão Patrimonial e Locação Mark Turnbull, representando o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, e o vice-presidente Walter Cardoso, ressaltou que o objetivo do encontro é “trazer o que há de mais moderno em termos de gestão, produtos e serviços para quem atua ou pretende atuar num segmento imobiliário em franca ascensão”.

Kelly Galacher, presidente do Comitê Internacional da Self Storage Association (SSA), com larga experiência na implantação da atividade em várias partes do mundo, falou sobre o desenvolvimento do modelo na Europa, os primórdios nos Estados Unidos, mercado mais desenvolvido do mundo, e sobre as investidas na Rússia, China, África do Sul e Índia, visando a criação de uma entidade do setor.

Em seguida, Flavio Del Soldato Jr., diretor de Self Storage do Secovi-SP e presidente da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), entidades promotoras do evento, abordou o tema “Da análise de potencial à inauguração”.  Depois de discorrer sobre sua trajetória de cerca de 20 anos no ramo, ele listou tudo que é preciso ser levado em conta por quem pretende atuar no segmento, como características econômicas e demográficas da região, análise da concorrência, existência de potencial financeiro e trâmites para abertura da empresa.

Dentro do objetivo do evento de atender todas as necessidades de quem opera ou deseja atuar com self storage, as palestras seguintes abordaram os temas “Sistemas construtivos”, a cargo de Christian Batres, da Janus International, e “Sistemas gerenciais”, palestra proferida por Markus Hecker, da Sitelink. Hecker explicou o que os clientes da área de self storage esperam de um software, listou as cinco ferramentas mais utilizadas no setor e sugeriu aspectos a serem levados em conta por quem vai adquirir um programa. “Não é recomendável olhar só o preço, mas o retorno sobre o investimento”, aconselhou.

Rick Hielscher, da The Lock Up, uma das maiores operadoras de self storage do mundo, fechou o primeiro dia do encontro, falando sobre “A evolução do self storage no mundo e o futuro no Brasil”. Composto ainda por workshops, fóruns e exposição de produtos e serviços, o evento continua nesta quinta-feira, 13/11.

Confira como foi o segundo dia do evento clicando aqui.