O primeiro padrão de ética internacional voltado para o mercado imobiliário, de propriedade e profissões afins, será publicado em dezembro deste ano. Iniciativa da Coalizão para Padrões Éticos Internacionais (IESC), da qual o Secovi-SP é uma das primeiras organizações curadoras, o documento foi elaborado por um grupo independente de 15 especialistas, colocado em consulta pública e aprovado em reunião realizada no final de outubro, em Washington DC (EUA).
O vice-presidente de Sustentabilidade, Hamilton Leite, representou o Secovi-SP na reunião. “Com um nível bastante elevado, o padrão de ética dará diretrizes básicas gerais para cada organização detalhar na produção de seu próprio código de conduta”, explicou o dirigente. “Há um movimento importante no Brasil relacionado à ética e este padrão representa mais um avanço. Adequação a padrões éticos e implementação de práticas de governança corporativa e compliance estão na pauta de todas as empresas que pensam no seu futuro”, afirmou o dirigente.
A adesão ao padrão de ética é gratuita e voluntária a qualquer entidade sem fins lucrativos do setor imobiliário. Empresas, governos e universidades podem ser apoiadores da iniciativa. Interessados podem entrar em contato com qualquer um dos signatários brasileiros, que são Secovi-SP, Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), ou procurar diretamente a IESC.
A IESC congrega mais de 100 organizações independentes do mundo todo, sob a liderança do presidente Peter Bolton King.