Na última live realizada pela vice-presidência de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP, em 30/4, três startups apresentaram soluções tecnológicas para ajudar corretores de imóveis a melhorarem a jornada de compra dos clientes das imobiliárias.
Sidney Morais, da KeyCash, falou sobre a Key Legal, ferramenta que realiza busca dos principais documentos e certidões imprescindíveis em uma diligência de operação para compra, venda e locação de imóveis.
“Em três minutos, eu qualifico um proprietário que queira vender sua casa”, disse o executivo, segundo quem a plataforma também pode ser integrada ao sistema de financiamento das imobiliárias, para que as informações obtidas pela ferramenta também qualifiquem a operação de crédito.
Eduardo Quadrado, da Fix, apresentou solução que resolve as dores de quem precisa solicitar serviços de reparos em imóveis, sejam eles para venda ou locação. Trata-se de uma plataforma que congrega profissionais habilitados do ramo de construção civil (pedreiros, eletricistas, pintores, encanadores etc.).
“O usuário solicita nosso serviço como se pede um carro por aplicativo”, comparou. Exemplo: se o cano de um imóvel alugado estourou, o inquilino solicita o reparo via plataforma, e o atendimento é acompanhado pela imobiliária de forma integrada. O mesmo ocorre na venda. Caso o proprietário deseje melhorar o imóvel, a imobiliária requere os serviços via Fix, que se encarregará de viabilizar os reparos. A startup remunera as empresas que a indicam. “As imobiliárias deixam de ter um departamento de custos, que é o de manutenção, e passam a contar com um de receitas.”
Por fim, Pablo Ramírez, da Houseful, mostrou plataforma que conecta as imobiliárias a uma rede de profissionais que prestam serviços como vistoria e fotografia de imóveis. “Assim, as imobiliárias continuam atendendo às necessidades dos clientes, porém, com volume de trabalho menor”, afirma o executivo. Todas as demandas podem ser requeridas via aplicativo.