SENADO FEDERAL

 

Quarta-feira, 3 de julho de 2014. 

 

Da Redação e Da Rádio Senado

 

 

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou a entrega de 5.460 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida realizada nesta quinta-feira em dez municípios de sete estados e no Distrito Federal.

Segundo o senador, o governo considera possível a contratação de 3 milhões de moradias na próxima fase do programa, devendo ser mantido o subsídio quase integral para garantir às famílias de baixa renda o acesso à casa própria.

Normalmente, são contempladas as famílias com rendimento até R$ 1.600 por mês. Normalmente, algo como 5% é o que essas famílias têm que pagar em relação ao custo da moradia, ao longo de bastante tempo, ficando o governo responsável por um subsídio da ordem de 90, 95%.

 

Mais Médicos

Eduardo Suplicy disse ainda que o programa Mais Médicos é um sucesso, tendo superado quase todas as expectativas, alcançando atualmente 49 milhões de brasileiros, um quarto da população.

De acordo com o senador, participam hoje do programa cerca de 14 mil médicos, entre brasileiros, cubanos, portugueses, argentinos e de outras nacionalidades, que realizam atendimentos em mais de 4 mil municípios.

O senador informou que, graças ao Mais Médicos, de janeiro de 2013 a janeiro deste ano, houve um aumento de 34,9% no número de consultas na atenção básica.

– De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a última etapa do programa estabelecida para 2014: a meta de levar atenção básica em saúde a 100% das regiões mais vulneráveis já foi atingida. Com isso, um em cada quatro brasileiros conta com atendimento em saúde próximo à sua residência, o que não havia dois anos atrás – salientou o senador.

Suplicy explicou que além de garantir atendimento a quem mais precisa, o programa Mais Médicos investe também na ampliação da formação de novos profissionais. A previsão é de, até 2018, serem criadas mais 11,4 mil vagas de graduação em medicina e mais 12 mil vagas em residência médica.

– Melhorias em hospitais e unidades da saúde também são metas de saúde – acrescentou o senador.

 

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 

 

Fonte: Senado Federal – Agência Senado