Requisitos de Acesso
Público-Alvo: Engenheiros e arquitetos, que desenvolvem ou pretendem desenvolver projetos de loteamentos, como autônomos ou em empresas próprias, de terceiros, públicas ou privadas, estudantes e profissionais que atuam nessas áreas e técnicos de atividades afins.
Pré-requisitos: profissionais formados em uma das diversas áreas de engenharia e arquitetura ou estudantes do último ano de faculdade dessas atividades. Os demais interessados, tais como profissionais e técnicos de atividades inerentes ao parcelamento do solo urbano, poderão participar desde que estejam cientes de eventuais dificuldades na assimilação das disciplinas do Curso.
Competência-Alvo
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Preparar os participantes e ampliar seus conhecimentos sobre projeto urbanístico, de infraestrutura de saneamento, ambiental, urbanística e geotécnica, abordando o desenvolvimento e a aprovação desses projetos. Além disso, este curso envolve as seguintes ações:
•Compreender os componentes e os elementos importantes para a elaboração e aprovação desses projetos.
•Analisar e refletir sobre as implicações provocadas pelos resíduos sólidos e as questões relacionadas às áreas contaminadas e de risco;
•Refletir sobre as questões ambientais e conhecer as definições legais;
•Analisar as restrições ambientais e urbanísticas;
•Avaliar os impactos e riscos das obras sobre o meio ambiente e considerar as implicações quando não são adotados os procedimentos adequados;
•Compreender a importância do monitoramento das obras;
•Conscientizar os profissionais sobre a necessidade e responsabilidade de se elaborar projetos com qualidade técnica, visando à implantação de obras seguras, econômicas e duradoras.
Eixos Temáticos
MÓDULO 1 – PROJETO URBANISTICO
Instrutores: Cibele Riva Rumel e Kleber de Paula Silva
3 aulas – 09horas
(08 a 15/04)
•LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL DA GLEBA
- Perímetro e topografia e área da gleba
- Cadastro de acidentes ambientais (nascentes, cursos d’água, reservatórios, vegetação)
- Cadastro de edificações existentes
•PROJETO URBANÍSTICO
oEstudos preliminares
- Viabilidade legal
- Títulos e registro imobiliário da gleba
- Vocação da gleba
- Aptidão física
- Condições de mercado
- Restrições urbanísticas: zona onde se localiza a gleba e seu entorno; categorias de usos permitidos e dimensões mínimas de lotes; tipos de loteamentos permitidos
- Restrições ambientais: diagnóstico físico-ambiental; restrições legais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Proteção a Mananciais (APM), Àreas de Proteção e Recuperação de Mananciais;
oDiretrizes municipais e das concessionárias de serviços públicos
- Urbanísticas, de saneamento (água, esgoto) e de energia elétrica.
oAnteprojetos: concepção do sistema viário; estudos de grades das vias; interferências com projetos de infraestruturas
oElementos básicos para desenvolvimento do projeto
- Atendimento à legislação Federal, Estadual e Municipal
- Levantamento planialtimétrico e cadastral da gleba
- Diretrizes municipais e das concessionárias de serviços públicos
- Diretrizes ambientais (faixas e áreas de preservação permanente)
- Perfis transversais e longitudinais das vias de circulação (Projeto no Módulo 2)
- Drenagem e de terraplenagem (Projeto no Módulo 2)
- Sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário (Projeto no Módulo 2)
- Cadastro ambiental, com indicação de todos os acidentes geográficos – cursos d água, nascentes, reservatórios, áreas degradadas, topos de morros, áreas de preservação permanente, fauna e flora existente, etc. – (Planta Ambiental no Módulo 4)
oElementos complementares
- Localização das áreas públicas (institucional, verdes, destinadas a equipamentos urbanos, áreas de preservação permanente, etc.)
- Localização de outras áreas (clubes, equipamentos de lazer e esporte, lagos ornamental, etc.).
- Localização de reservatórios de água, quando for o caso de sistema isolado
- Localização de estações elevatórias e de estações de tratamento de esgoto, quando for o caso de sistema isolado
- Considerações sobre a declividade e terraplenagem com compensação de cortes/aterros na definição do sistema viário
- Definição dos sistemas viários, principal e secundário, das quadras e dos lotes, bem como do paisagismo exigido por órgãos públicos ou de interesse do projeto urbanístico.
oDesenho do projeto, contendo:
1.Plotagem de todas as áreas componentes do projeto (lotes, quadras, áreas públicas, faixas “non-aedificandi”, áreas verdes, área institucional, áreas de lazer, paisagismo, etc. e cálculo de todas elas).
2.Nomenclatura das vias e demais áreas públicas, áreas de preservação permanente, faixas “non-aedificandi”, numeração dos lotes e quadras, nome do loteamento e do proprietário da gleba.
3.Localização das fossas sépticas, em cada lote, quando for o caso.
4.Localização do sistema de tratamento de esgoto no caso de filtros anaeróbios
5.Indicação da condução das águas pluviais
6.Quadro de áreas, indicando a quantidade de quadras e de lotes e as áreas dos lotes, do sistema viário, do sistema de áreas verdes, da área institucional, das áreas de preservação permanente, das faixas “non-aedificandi”, das áreas de lazer e da área remanescente (se houver).
7.Memorial descritivo e justificativo
- PROJETO PAISAGÍSTICO
- PROJETOS EXECUTIVOS
- CASE
MÓDULO 2 – PROJETOS DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO
Instrutores: Hélio Narchi, Célia Poeta, Mauro Hernandez Lozano e Álvaro Rodrigues dos Santos 15 aulas – 45 horas
(17/04 a 10/06)
PROJETO DE TERRAPLENAGEM
- Avaliação topográfica e geológica da gleba; existência de APPs; compatibilização com sistema de drenagem; necessidade de jazida de solos; disposição de solo excedente; concepção da terraplanagem: vias e quadras.
- Perfis longitudinais e transversais do sistema viário; “Off-set” do sistema viário; secções transversais; cálculo de volumes de corte e aterro; questões geotécnicas – laudos e contenção de taludes.
PROJETO DE DRENAGEM
- Importância urbanística e ambiental; compatibilidade com outros projetos; avaliação de vazões.
- Soluções técnicas para captação, condução e lançamento de águas pluviais – sistema viário, galerias de águas pluviais, obras complementares;
- Soluções técnicas para retardamento e retenção de águas pluviais; drenagem provisória e definitiva; componentes do projeto.
PROJETO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL
- Importância; alternativas de solução para empreendimentos imobiliários; demanda de água; captação em poços profundos e mananciais superficiais.
- Qualidade de água e soluções técnicas para potabilização; emprego de água de reuso para fins não potáveis.
- Linhas de interligação a redes públicas; estações de pressurização “boosters”; adutoras de poços profundos e mananciais.
- Reservatórios; estações elevatórias; redes de distribuição; componentes do projeto – memorial técnico, desenhos, dados complementares.
PROJETO DE SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS
- Importância; alternativas de soluções para empreendimentos imobiliários; produção de esgotos.
- Padrões de emissão de qualidade; corpo receptor – vazão e qualidade; processos de tratamentos de esgotos. Impacto do lançamento em cursos d’ água.
- Redes coletoras – traçados, materiais, requisitos hidráulicos, soleiras baixas; estações elevatórias de esgotos.
- Linhas de interligação a redes públicas de esgoto; emissários de esgotos; soluções individuais (tanques sépticos e similares); impacto da infiltração de efluentes.
PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO
- Investigações de subleito
- Definições de greides
- Troca de solos
- Reforços de subleito
- Utilização de solos locais
- Estudos alternativos de pavimento
MÓDULO 3 – PROJETOS TÉCNICOS AMBIENTAIS
Instrutor: Marcio Navarra Frogeri
2 aulas – 6 horas
(12 e 17/06)
Elementos necessários à elaboração de projetos ambientais:
- Laudo de caracterização da vegetação
- Laudo de caracterização da fauna silvestre
- Projeto Urbanístico
- Licença Ambiental Prévia
– Áreas superiores a 70ha., independentemente da sua localização
– Áreas superiores a 50ha., quando localizadas em municípios litorâneos
- Parecer sobre Viabilidade de Ocupação e Uso de Glebas em Área de Proteção aos Mananciais
Projetos ambientais
Projeto de revegetação/restauração de áreas verdes
- Projeto de arborização de sistemas de lazer e passeios públicos
- Planta urbanística ambiental
- Projetos em áreas localizadas em APAs
- Projetos em áreas tombadas
- Projetos em áreas de Proteção a Mananciais
- Projetos em áreas localizadas em margens de represa hidrelética ou de abastecimento de água
Conteúdo obrigatório em cada laudo e projeto
- Laudo de caracterização da vegetação
- Laudo de caracterização da fauna silvestre
- Projeto de revegetação/restauração de áreas verdes
- Projeto de arborização de sistemas de lazer e passeios públicos
- Planta Urbanística/Ambiental
OBS.: Apresentação de modelo gráfico de cada laudo e projeto, para ilustração.
MÒDULO 4 – APROVAÇÃO DE PROJETOS
Instrutores: Jonas Mattos e Ione Novoa Jezler
4 aulas – 12 horas
(19 a 26/06, 01 e 03/07)
Licenciamento Prévio Ambiental
- RAP/EIA-RIMA
Aprovação na Prefeitura – A
Pré-Aprovação – procedimentos básicos; etapas; documentação necessária
Diretrizes municipais – documentação necessária
- Requerimento
- Planta de localização (S.C.M./Emplasa ou I.G.C.)
- Levantamento planialtimétrico
- Cadastro municipal (IPTU/ITU)
- Matrícula da gleba
- Diagrama de massa (anteprojeto do loteamento)
- Memorial expedito da gleba a ser parcelada
Diretrizes de Saneamento – documentação necessária
- Requerimento/Carta/Ofício
- Planta de localização
- Levantamento planialtimétrico
- Estimativa de ocupação nos lotes
- Cálculo da demanda
- Prazo de validade da Carta de Diretrizes da SABESP ou DAE/SAAE
Diretrizes Ambientais Municipais (quando a Prefeitura possui órgão ambiental) – documentação necessária.
- Em geral, a mesma solicitada para expedição da diretrizes urbanísticas.
Documentação da Pré-Aprovação, para apresentação ao GRAPROHAB
- Documentação necessária para solicitação da Pré-Aprovação
- Levantamento planialtimétrico
- Projeto urbanístico
- Perfis longitudinais e transversais das vias de circulação
- Memorial descritivo e justificativo do parcelamento
- Laudo Geomorfológico
- Laudo de passivo ambiental
- Diretrizes de Saneamento (água e esgoto)
Documentação da Pré-Aprovação emitida
- Certidão de conformidade contendo, no mínimo:
- Nome do empreendimento
- Localização
- Situação em zona urbana ou de expansão urbana
- Informação se a gleba foi ou não utilizada para depósito de lixo
- Informação se a gleba possui problemas geotécnicos
- Freqüência da coleta regular de lixo
- Informação sobre existência ou não de aterro sanitário (lixão)
- Tipo de loteamento (residencial ou misto)
- Planta do projeto urbanístico vinculado à certidão de conformidade
- Outras informações tais como: que a gleba possui acesso por via oficial e indicação das vias projetadas que precisam ser articuladas com o sistema viário oficial resistente.
Aprovação no GRAPROHAB (no Estado)
Solicitação de aprovação do projeto
- Juntada de toda documentação exigida, conforme Manual do GRAPROHAB, para análise do Colegiado composto das seguintes Secretarias e Órgãos Públicos:
- SECRETARIA DA HABITAÇÃO
- CETESB
- SABESP
- DAEE
- EMPLASA
Montagem das pastas
- Uma para cada Secretaria e Órgão Público, com a respectiva documentação exigida conforme Manual do GRAPROHAB
Protocolo
- Requerimento ao GRAPROHAB
- Acompanhamento do trâmite junto às Secretarias e Órgãos Públicos para tentar evitar Exigências Técnicas
- Acompanhamento da reunião marcada para manifestação das Secretarias e Órgãos Públicos (60 dias do protocolo do pedido de aprovação)
Aprovação do projeto no GRAPROHAB
- Exigências técnicas (até 60 dias para atender, podendo ser solicitada prorrogação, por um único período de até 12 meses – Art. 11 do Decreto 52.053/2007)
- Indeferimento (recurso até 20 dias)
- Reabertura (até 12 meses)
- Retirada do Certificado de Aprovação – documentos exigidos
- 5 jogos de plantas do projeto urbanístico e do memorial descritivo – idênticos aos protocolados quando da solicitação da aprovação
- Assinatura de termo de compromisso, que corresponde às eventuais condicionantes da aprovação, pelo proprietário da gleba e pelo responsável técnico
- Uma cópia do projeto completo do empreendimento, em mídia digital (CDs)
Aprovação junto a outros órgãos:
- Concessionárias de rodovias, quando for o caso
- Concessionárias de energia elétrica, após a aprovação no GRAPROHAB
- IPHAN, quando for necessária pesquisa arqueológica
- CONDEPHAAT, quando se tratar de imóvel tombado
Na Prefeitura – B
Aprovação final
Documentação exigida:
- Requerimento
- Projeto Aprovado pelo GRAPROHAB
- Certificado de aprovação do GRAPROHAB
- Memorial descritivo e justificativo aprovado pelo GRAPROHAB
- Cronograma físico-financeiro das obras de infraestrutura
- Instrumento de garantia de execução das obras (Hipoteca/Fiança Bancária)
- Memorial descritivo do loteamento
- Jogos de plantas para chancela municipal (carimbo)
Documentação emitida pela Prefeitura
- Alvará de aprovação e execução de obras e/ou Decreto de aprovação ou documento equivalente, contendo:
- Nome do proprietário
- Endereço do loteamento
- Autor do projeto
- Responsável Técnico
- Área loteada da gleba e área de lotes
- Áreas públicas (Áreas Verdes, Institucional, Sistema Viário)
- Área remanescente da gleba se for o caso
- Instrumento de Garantia de Execução de Obras
- Em geral hipoteca de lotes do empreendimento
- Outros instrumentos (Fiança Bancária, etc.)
- Case de um loteamento aprovado
Avaliação da Aprendizagem
Prova de múltipla escolha por Módulo
Coordenadores
Coordenador Geral: Vicente C. Amadei
Coordenador das aulas: Hélio Narchi
Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que forem aprovados nas avaliações e tiverem uma frequência mínima de 75%.
Referências Bibliográficas
- Guia de Avaliação do Potencial de Contaminação de Imóveis – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de S.Paulo
- Áreas contaminadas e o setor imobiliário – Marcos Moliterno – dissertação para o título de mestrado – IPT – Instituto de Pesquisas Tecnologicas.
- Outras indicadas pelos instrutores nas suas aulas.
Carga horária : 75 horas/aula.
Investimento:
Curso Completo – Presencial |
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Completo |
À vista |
Parcelado |
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Sócios SECOVI-SP, AELO e Sinduscon, |
R$2.700,00 |
2x R$1.400,00 |
3x R$954,00 |
4x R$729,00 |
Demais Interessados |
R$3.370,00 |
2x R$1.750,00 |
3x R$1.190,00 |
4x R$910,00 |
Módulos Avulsos – Presencial |
|||
Carga horária: |
Carga horária: |
Carga horária: |
Carga horária: |
Sócios: R$275,00 |
Sócios: R$412,00 |
Sócios: R$550,00 |
Sócios: R$2.062,00 |
Demais: R$337,00 |
Demais: R$500,00 |
Demais: R$662,00 |
Demais: R$2.475,00 |
Curso Completo – Transmissão Simultânea para as Regionais |
||||
Completo |
À vista |
Parcelado |
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Sócios SECOVI-SP, AELO e Sinduscon, Funcionários Públicos e Estudantes |
R$1.510,00 |
2x R$785,00 |
3x R$533,00 |
4x R$407,00 |
Demais Interessados |
R$2.110,00 |
2x R$1.097,00 |
3x R$745,00 |
4x R$569,00 |
Módulos Avulsos – Transmissão Simultânea para as Regionais |
|||
Carga horária: |
Carga horária: |
Carga horária: |
Carga horária: |
Sócios: R$137,00 |
Sócios: R$206,00 |
Sócios: R$275,00 |
Sócios: R$1.031,00 |
Demais: R$168,00 |
Demais: R$250,00 |
Demais: R$331,00 |
Demais: R$1.237,00 |
A formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados em cada regional.
Obs.: Inclui material didático fornecido pelos instrutores, Livro Como Lotear uma Gleba 3ª edição, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
Presencial
Para os segmentos: loteamentos/Associações de Adquirentes de Lotes.
Transmissão Simultânea
Para os segmentos: loteamentos/Associações de Adquirentes de Lotes.
Informe-se sobre a certificação profissional de Gestor de Projetos e aprovação de Loteamentos.
Realização:
Apoio: