Na quarta-feira, 14/9, o Secovi-SP recebeu em sua sede Axel Kruger, CEO da ENGStudios Engineering & BIM Solutions, que falou para uma plateia de engenheiros, projetistas e arquitetos sobre Prática BIM (Building Information Modeling).
Durante o evento, promovido pela vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato, o executivo compartilhou as experiências no desenvolvimento de projetos em BIM da empresa, especializada em consultoria na tecnologia que permite utilizar com maior precisão elementos para prever desempenhos, aparência e custos do edifício. Com sede em Córdoba, na Argentina, a ENGStudios tem escritórios nos Estados Unidos, México, Chile e recentemente abriu uma operação em São Paulo.
Paulo Rewald, diretor de Normalização da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade, destacou o modelo de trabalho compartilhado por Axel Kruger. “É interessante e extremamente apropriado para o nosso momento, quando o mercado ainda está iniciando na tecnologia BIM. Temos a chance de dar um passo adiante com este modelo, que pega um projeto em 2D – feito usualmente pelos escritórios nacionais –, transforma em 3D e modela em BIM, compatibilizando-o para as demais estruturas (arquitetura, instalações etc.)”, disse Rewald. “Esse tipo de trabalho fomenta o progresso da área e cria mercado.”
Segundo Kruger, BIM não é um custo extra. “Projetos feitos com essa tecnologia trazem várias vantagens, como potencial de economia no custo da construção de 10% ou mais, a possibilidade de pré-fabricação de materiais fora do canteiro de obras, que levam à redução de tempo na construção e drástica redução de desperdício de materiais, além da minimização de interferências”, listou o executivo durante sua palestra.
O case de maior destaque apresentado pelo CEO da EngStudios foi do Departamento de Defesa em Washington DC, Estados Unidos. A área total é de 240 mil m2, cuja torre principal tem 18 andares. Todo o complexo inclui muitos escritórios e criteriosos detalhes na parte de segurança. Durante a explanação, foram exibidas imagens em 3D do projeto numa espécie de visita virtual pelo empreendimento. “Todos os dutos – tanto da parte hidráulica quanto de ar condicionado – foram pré-fabricados a partir do modelo BIM do projeto”, disse Axel Kruger. “Na primeira fase do projeto, foram detectadas 80 mil interferências, devidamente zeradas”, citou.
Um diferencial da EngStudios é a ferramenta “You BIM”, usada numa etapa posterior, para manutenção predial. Segundo Kruger, ela contém toda a documentação da edificação, desde as plantas, imagens, informações técnicas, especificações, até documentos e garantias de materiais, o que facilita o gerenciamento de um empreendimento após sua ocupação.