O mercado Imobiliário de imóveis industriais e logísticos no Brasil vem passando por uma transformação na última década. O conceito de condomínios logísticos, empreendimentos que reúnem galpões ou módulos dentro de um mesmo galpão, com características específicas para atender às demandas de centros de distribuição e armazenagem em geral, vem se proliferando por todo o Brasil. Dentre as principais vantagens deste tipo de produto, listamos: segurança, menor custos operacionais e possibilidade de expansão em um mesmo empreendimento.
Para debater as tendências de desenvolvimento desse setor, a Convenção Secovi 2014 promove o painel “O Mercado de Condomínios Logísticos no Brasil”. O evento ocorre de 27 a 30 agosto, na sede do Sindicato, na capital paulista.
O estoque de imóveis industriais no Brasil é superior a 100.000.000 m² , sendo que o mercado de condomínios logísticos ainda representa menos de 13% deste estoque total. De acordo com os dados da CBRE – empresa do segmento de consultoria e comercialização de imóveis comerciais –, em pesquisas realizadas em oito diferentes estados brasileiros, o estoque total de condomínios logísticos é atualmente de 12,9 milhões de m², envolvendo em torno de 350 condomínios. São Paulo e seu entorno (imóveis localizados até 120 km da capital) lideram amplamente este mercado, representando 68% de todo o estoque nacional. Rio de Janeiro vem a seguir, com 11% do estoque, seguido de Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG, com 6% e 5 % respectivamente.
“Com relação às tendências de desenvolvimento, entendemos que existe crescimento praticamente em todas as capitais do Brasil”, destaca Fernando Terra, Diretor da divisão Industrial & Logistics Services da CBRE e palestrante do painel.
Mais informações e inscrições: www.convencaosecovi.com.br e (11) 5591-1306.