Competência-alvo

Este curso tem como alvo o fornecimento de subsídios para profissionais envolvidos no desenvolvimento de empreendimentos hoteleiros, destacando as seguintes ações:

  • Identificar as necessidades de hospedagem com base das características dos diversos segmentos do mercado turístico
  • Criar produtos de hospitalidade para atender as necessidades e desejos do consumidor e, desta forma, contribuindo para seu provável sucesso financeiro
  • Desenvolver (estudar, planejar, operacionalizar, implantar) esses produtos de hospitalidade
  • Estruturar financeiramente e inserir novos produtos hoteleiros em mercados consolidados

 

Eixos Temáticos

  • Conceituação de hotelaria dentro da indústria de turismo
  • Visão geral da operação de um empreendimento hoteleiro
  • Fases de desenvolvimento de projetos hoteleiros e turísticos
  • Viabilidade de um projeto hoteleiro
  • Métodos de viabilização de hotéis
  • Características físicas do empreendimento hoteleiro
  • Implantação e operacionalização de um empreendimento hoteleiro
  • Sustentabilidade de hotelaria

 

Orientações Metodológicas

A Proposta Pedagógica privilegia o desenvolvimento de competências profissionais, remetendo a uma postura com relação à aprendizagem e ao ensino onde a ação docente deve levar ao aprender a aprender, ao desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético, da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser – condições básicas para a autonomia individual e profissional. Por isso, este curso prevê situações ativas de aprendizagem onde o conteúdo, visto como insumo será trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos, habilidades e valores. Tais situações devem ainda considerar a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com a competência-alvo expressa neste plano de curso.

 

 Estratégias de Aprendizagem

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

 

Perfil do Docente:

Coordenador:

David Lord Tuch – Administrador de empresas, consultor e docente na indústria de hospedagem e restauração. Especialista no desenvolvimento físico e financeiro de produtos hoteleiros de sucesso. Com trinta anos de experiência no mercado Brasileiro, trabalhou na área de desenvolvimento em diversas empresas como SENAC/SP, Hotéis Transamérica, Companhia Reunidas Paulista, HVS International, além de ter lecionado em renomadas instituições como a Fundação Getúlio Vargas/SP, Universidade Federal de Espírito de Santo, SENAC/SP e UNIVALE. Autor de obras didáticas Controles Gerenciais Hoteleiros, Formação de Preços para Hotéis e Estudo de Viabilidade para Projetos Hoteleiros.

Instrutores:

Cristiano Vasques – Graduado em Engenharia de Produção pela USP, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Turismo e Hotelaria pela EAESP – FGV; Especialização – Advanced Hotel Real Estate Finance pela Cornell University, Nova York, EUA. Sócio diretor do HotelInvest (anteriormente HVS), São Paulo-SP. Atua há doze anos na HotelInvest (HVS até 2011), empresa de consultoria especializada em turismo e investimento hoteleiro. Coordenou a área de consultoria turístico-hoteleira, conduzindo estudos de mercado e análises de viabilidade econômico-financeira de hotéis e estudos setoriais e estratégicos para o mercado turístico-imobiliário. Possui amplo e profundo conhecimento sobre o mercado de turismo, hotelaria e turístico-imobiliário no Brasil, incluindo estratégias financeiras e empresariais para iniciar e desenvolver projetos e negócios. Elaborou inúmeras pesquisas de mercado, estudos de viabilidade econômico-financeira e planos de negócio para empreendimentos hoteleiros, tanto no Brasil como no exterior.

Diogo Canteras – É engenheiro, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na área de desenvolvimento das cadeias Caesar Park e Atlantica. Lecionou a disciplina Desenvolvimento de Projetos Turístico-Hoteleiros na Fundação Getúlio Vargas durante 8 anos. Em 1999 fundou a HotelInvest, empresa de consultoria especializada em investimento hoteleiro, da qual é sócio diretor.

 

Ernani Cervo – É formado em hotelaria pela Castelli Escola de Hotelaria e em administração de empresas pela Universidade Metropolitana de Curitiba. Possui um MBA em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Atualmente, é responsável pelo processo de aberturas dos hotéis Ibis e pela operação de todas as unidades franqueadas no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência no mercado hoteleiro econômico, ele gerenciou e conduziu toda fase pré-operacional e operacional de hotéis em Manaus, Curitiba, Rio de Janeiro e Lima, Peru. Atuou como auditor interno nos programas de qualidade ISO 9000 e 14000.

 

Lara Neto Guimarães Teixeira – Arquiteta e Urbanista, MBA em Gestão de Negócios pelo Insper com especialização pela Universidade da California em Berkeley. Trabalha na área hoteleira desde 1994, acumulando um grande conhecimento das especificações do mercado. Atuou por 11 anos como Gerente de Implantação na Hotelaria Accor, coordenando os novos projetos e retrofits das Unidades Hoteleiras no Brasil e América Latina. Atualmente é sócia da uni.h, empresa especializada em Assessoria, Arquitetura e Implantação Hoteleira, desenvolvendo trabalhos para as principais redes nacionais e internacionais.

Paulo Mélega – Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão de turismo e hotelaria pela FGV-SP, com especialização em investimentos hoteleiros na Cornell University (EUA). Trabalhou na Cia Transamérica de Hotéis e na HVS International. Foi docente da USP no curso de especialização em Turismo e Hotelaria (ECA-USP). Durante 4 anos conduziu, como Gerente Geral, um processo de reposionamento mercadológico no Grande Hotel São Pedro, hotel-escola Senac (SP). Atuou como Diretor de Operações da Bourbon Hotéis&Resorts, e atualmente é Professor de Pós Graduação do Senac – SP e Diretor de Novos Negócios da SolBrasil Empreendimentos Imobiliários.

 

Certificado

Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Obs.: Inclui material didático; coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

 

Carga horária e organização curricular: 64 horas/aula

Duração: 16/04 a 13/06/13 (terças e quintas-feiras), das 18 às 22 horas.

Obs.: Não haverá aula nos dias: 30/4; 02/5 e 30/5 (feriados nesse período).

 

 

Curso Presencial ou por Transmissão Simultânea Ponto a Ponto

Participantes

À vista com desconto

Parcelado

Sócios Secovi

R$ 1.950,00

2x R$ 980,00

3x R$ 656,00

4x R$ 497,00

Demais Interessados

R$ 2.535,00

2x R$ 1.275,00

3x R$ 855,00

4x R$ 643,00

 

 

 

Aqueles que adquirirem o curso presencial, não terão direito a senha por transmissão simultânea.

 

 

 

Obs.: Inclui material didático fornecido pelos instrutores; coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

 

Pontuação PQE

 

para os segmentos de locação, compra e venda e loteamentos. 

 

 

Realização:

Vice-Presidência de Assuntos Turístico-Imobiliários do Secovi

 

Apoio

 

Clique aqui e veja a apresentação dos coordenadores do curso.