Plateia e camarotes acomodam 1.500 pessoas

Por dentro do mais icônico teatro de São Paulo

Dizem que, no miolo da noite, vozes e notas musicais quebram o silêncio. Almas de artistas que vêm ocupar o vazio do palco do mais icônico teatro da Capital: o Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), localizado no antigo centro da maior metrópole do Hemisfério Sul, região que vem passando por profundas transformações com foco na regeneração.

Desde sua inauguração, em 1911, o Theatro Municipal recebeu alguns dos maiores nomes da música, da dança e do teatro nacional e internacional. No canto lírico, destacam- se nomes como Enrico Caruso, Maria Callas e Luciano Pavarotti. Na música erudita, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri e Villa-Lobos. No balé, Isadora Duncan, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. Nas artes dramáticas, Procópio Ferreira, Paulo Autran e Cacilda Becker. E a programação, desde então, segue intensa e recheada do que há de melhor no universo artístico.

É sempre uma emoção sentar na plateia, esperar que se abra a cortina de veludo vermelho – que pesa uma tonelada – e assistir ao espetáculo. Porém, não menos emocionante é conhecer a arquitetura e os bastidores do TMSP, o que é possível por meio de visitas guiadas, e gratuitas, com enfoques educativo ou temático para público de várias idades.

Para quem quer conhecer a fundo esse importante símbolo da cultura paulistana, vale a pena fazer essa jornada. Informações completas e reservas em https://theatromunicipal.org.br/pt-br/visita-educativa/.

 

Ver coluna em PDF