Principal ponto turístico histórico da cidade oferece visitas guiadas

Ponto turístico e cultural da cidade, Pátio do Colégio é o ‘berço’ de São Paulo

O Pátio do Colégio não é um simples complexo arquitetônico, um cartão postal. Foi ali que nasceu a maior cidade do Hemisfério Sul.

Em 1554, o local foi escolhido pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta que, com outros religiosos, chegaram ao Planalto Paulista com o objetivo de catequizar os indígenas. Ali construíram uma pequena capela e um colégio, dando início à formação da vila de São Paulo, a qual cresceu e se tornou o lar de mais de 12 milhões de habitantes.

Após a expulsão dos jesuítas, o Pátio do Colégio passou por diversas transformações. Em 1765, tornou-se a sede do governo paulista, abrigando o Palácio dos Governadores. Durante esse período, ocorreram reformas e ampliações para adaptá-lo às novas funções. Em 1953, devolvido à Companhia de Jesus, foi posteriormente restaurado e sua permanente preservação tem sido prioridade das últimas gestões públicas.

Hoje, este importante ponto turístico e cultural da cidade de São Paulo abriga o Museu Anchieta, além de outros espaços, como antiga escola jesuítica, que conserva algumas paredes de 400 anos.

Todas essas informações podem ser facilmente consultadas na internet. Porém, estar no local é totalmente diferente. Uma experiência sensorial. E melhor ainda é fazer isso em visitas guiadas que permitem, mais que conhecer, mergulhar na atmosfera, respirar e descobrir onde tudo começou. Informações e agendamento de visitas em https://www.patiodocolegio.com.br/.

Ver coluna em PDF