
Inaugurado em 1952, próximo do Vale do Anhangabaú, Edifício Maria Magdalena passou por processo de retrofit e hoje abriga 28 apartamentos
Recuperação de prédios antigos ganha força e promove a necessária requalificação da área
O programa municipal de retrofit de edifícios antigos está trazendo vida nova ao velho centro de São Paulo. Isso não só pela recuperação de prédios históricos, subutilizados ou abandonados, mas principalmente por fomentar um ingrediente essencial para qualquer processo de requalificação urbana: pessoas morando.
Em âmbito mundial, o retrofit significa mais que preservação da história e da cultura. Significa sustentabilidade – com o aproveitamento de estruturas existentes -, revitalização de áreas degradadas, melhoria da qualidade de vida e estímulo à economia local, atraindo novos negócios e investimentos. Os elevados benefícios por certo estimularam a Caixa Econômica Federal a lançar uma linha de crédito imobiliário para incorporadoras com projetos de revitalização de prédios antigos, oferecendo benefícios em relação à linha tradicional de financiamento à produção de imóveis novos.
No entender do Secovi-SP, a iniciativa da Caixa, apoiada pelo arcabouço legal proporcionado pelo poder público municipal, incentivará ainda mais a modernização de várias edificações, ampliando o aproveitamento da formidável infraestrutura urbana instalada e o acesso aos inúmeros serviços que a região oferece. No Vale do Anhangabaú, por exemplo, acontecem regularmente atividades culturais e esportivas gratuitas, promovendo experiências inclusivas e transformadoras. Saiba mais em https://todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br/.