Na noite de 31/8, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Master, consolidado como o “Oscar” do setor imobiliário brasileiro.
Promoção da FIABCI-BRASIL (capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária), presidida por Rodrigo Luna, e do Secovi-SP, Sindicato da Habitação, presidido por Flavio Amary, o Prêmio Master Imobiliário chegou à sua 22ª edição consecutiva.
Mais do que celebrar o mercado imobiliário, o Master reconhece e valoriza o talento de empreendedores e profissionais que preservam a peculiar característica de enfrentar desafios e vencê-los com coragem e determinação, fazendo a diferença por sua capacidade de superação e, principalmente, pela competência de transformar as circunstâncias adversas.
Assim como os bons empreendimentos, projetos e soluções do mundo imobiliário são marcados por uma grande ideia, planejamento cuidadoso e trabalho de equipe, o Prêmio Master construiu sua história de sucesso com a marca da excelência.
Renovado a cada edição, este ano o evento foi disputadíssimo e teve como inspiração o tema “Uma noite de celebração”, em deferência à paixão, ao sonho e ao trabalho, que, unidos, são as chaves para o sucesso de toda e qualquer iniciativa.
Grande festa – A solenidade foi aberta pelos anfitriões Rodrigo Luna e Flavio Amary, respectivamente, presidentes da FIABCI-BRASIL e do Secovi-SP, e prestigiada por mais de 1.200 pessoas, entre autoridades governamentais, vencedores e convidados, patrocinadores e apoiadores, empresários do setor imobiliário de todo o Brasil e do exterior, além de líderes de entidades nacionais e internacionais.
Receberam o troféu do Master – belíssima peça que há 22 anos se traduz como símbolo da excelência do setor – 18 cases escolhidos pela comissão julgadora, nas categorias Empreendimento (oito vencedores) e Profissional (dez ganhadores). São empreendimentos e iniciativas que se destacaram entre os cases inscritos de todas as regiões do Brasil pela efetividade de seus resultados, competência técnica e qualidade construtiva, bem como por seguirem princípios globais de preservação do meio ambiente.
De forma totalmente independente, a escolha foi criteriosamente feita pela comissão julgadora presidida pelo empresário Sérgio Mauad (diretor-presidente da Sergio Mauad Desenvolvimento Imobiliário) e integrada por presidentes e experientes profissionais de sete entidades representativas ligadas direta e indiretamente ao setor imobiliário nacional: ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura); FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado); IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo); Instituto de Engenharia e SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
O Prêmio Master Imobiliário é hoje, sem dúvida, a maior homenagem que a indústria imobiliária presta aos mestres do mercado brasileiro, em reconhecimento ao alto nível de nossa arquitetura, engenharia, construção, desenvolvimento urbano, incorporação, vendas, administração, publicidade e marketing, entre outros segmentos.
Com os 18 cases deste ano, o Master Imobiliário atinge, em 22 anos de existência, a marca de 358 contemplados e integrantes da Galeria dos Vencedores.
Resiliência – “O Prêmio Master Imobiliário destaca o que há de mais inovador e criativo no setor. É fonte valiosa de inspiração para projetos e políticas que fomentam o crescimento econômico e social do Brasil, mesmo em períodos desafiadores, como este que o País atravessa”, afirma Rodrigo Luna, presidente da FIABCI-BRASIL, para quem esta edição do prêmio “foi mais uma prova da capacidade de transformação de nossos players que, com grande esforço, lutam por um setor ? e um País ? cada vez mais justo, sustentável e desenvolvido”.
“Estamos recuperando nossa autoestima. Notem-se os trabalhos escolhidos e premiados nesse 22º Prêmio Master Imobiliário! Mesmo o pior cenário político-econômico não foi capaz de impedir que os empreendedores imobiliários buscassem a excelência em seus produtos e serviços”, ressalta Flavio Amary, presidente do Secovi-SP, completando: “Em menor escala, as empresas não deixaram de investir e acreditar naquilo que sabem fazer, que é produzir lotes, residências, espaços comerciais e de lazer”.
Com a intenção de continuar insuflando sonhos e paixões, a grande festa de premiação foi, mais uma vez, uma celebração marcante e inesquecível.
Categorias do Master Imobiliário – Além de premiar os grandes talentos, o Prêmio Master Imobiliário tem a função de divulgar nacional e até mesmo internacionalmente os conceitos inovadores e as experiências bem-sucedidas que possam servir de modelo para o desenvolvimento global das atividades do setor. Por isso, o prêmio permite a inscrição de trabalhos de todas as regiões do País, em duas categorias distintas: Empreendimento e Profissional.
Na categoria Empreendimento, concorrem edificações imobiliárias residenciais, comerciais, de lazer, urbanização e de outras naturezas e portes, realizados no Brasil ou em qualquer outro país, desde que completamente concluídos até a data da inscrição, de forma a permitir a sua correta avaliação pelo júri.
Já na categoria Profissional, concorrem trabalhos ou projetos específicos de qualquer natureza ligados à área imobiliária – ações de marketing, administração, comercialização, inovações tecnológicas, retrofit, meio ambiente, preservação do patrimônio, propaganda e publicidade, soluções arquitetônicas, soluções jurídicas, responsabilidade social, urbanismo, viabilizações financeiras, trabalhos acadêmicos e literários, entre outros.
Prêmio de projeção internacional – Os cases premiados estão sempre entre os mais criativos, de maior alcance social e que mais engrandecem a indústria imobiliária e o País. Por consequência, o Master Imobiliário é o melhor caminho para o reconhecimento internacional de nossos players, pois os ganhadores na categoria Empreendimento estão aptos a concorrer ao “Prix d’Excellence”, outorgado anualmente pela FIABCI (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), durante seu Congresso Mundial. Esta é a maior premiação mundial do setor imobiliário e alguns dos vencedores do Master já levantaram o “Prix d’Excellence”, projetando o alto nível dos empreendimentos imobiliários brasileiros no exterior.
Como surgiu o Prêmio Master – Com edital de seleção lançado em agosto de 1994 pelas parceiras FIABCI-BRASIL e Secovi-SP, durante o 4º Congresso Brasileiro da Indústria Imobiliária (COBIIM), o Prêmio Master Imobiliário foi criado para distinguir, anualmente, o grau máximo dos empreendimentos e das iniciativas profissionais.
Três expoentes da indústria imobiliária nacional, os empresários Ricardo Yazbek, Elbio Fernández Mera e Luiz Carlos Pereira de Almeida, à época, respectivamente, presidentes do Secovi-SP, da FIABCI-BRASIL e da Comissão Julgadora do Prêmio Master Imobiliário, foram os protagonistas da prestigiosa iniciativa.
Vale registrar que a perfeita junção de ideias com a expertise desses três talentosos empreendedores – além do sonho comum de homenagear os mais destacados empreendimentos e profissionais do setor imobiliário brasileiro –, fez nascer o Prêmio Master Imobiliário.
A iniciativa também foi inspirada no prestigioso Prix d’Excellence, prêmio concebido em 1992 para a FIABCI Mundial (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) pelo próprio empresário Luiz Carlos Pereira de Almeida, que sempre alimentou grandes ideais durante o período em que presidiu a entidade internacional (1993 a 1994).