Os sistemas prediais têm sido alvo de busca de racionalização e industrialização, tendo em vista sua expressiva participação nos custos da obra e seu papel na elevação da produtividade.

Esta busca, que repercutirá em sistemas com custos compatíveis com os diversos tipos de empreendimentos no mercado, tem que estar associada também
ao desempenho ao longo de toda a vida útil, tendo em vista que as normas técnicas aplicáveis vêm sendo revisadas e atualizadas, estabelecendo novos parâmetros de desempenho.

A integração entre os diversos sistemas também se faz necessária, uma vez que diferentes tipos de tecnologia podem estar trabalhando em conjunto na edificação.

A execução dos diversos sistemas prediais vem sendo objeto de uma busca constante por mais controle, por mecanismos de inspeção e avaliação antes da entrega aos usuários, uma vez que os custos
e implicações de assistência técnica pós-entrega demonstram que é necessário um rigoroso controle
da qualidade da execução.

Na versão 2017 do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, serão abordados todos estes aspectos com apresentações de especialistas com grande vivência em diversos tipos de projetos e obras. Além disso, como ja é tradição dos seminários, um caso de empreendimento desafiador do ponto de vista dos sistemas prediais será apresentado pela empresa construtora responsável.

Não deixe de acompanhar este seminário que, ano a ano, traz temas desafiantes para a tecnologia de sistemas prediais.