Pré-requisitos
Ter sido aprovado no curso Administração de Condomínios Módulo I, oferecido pela Universidade Secovi, ou ter dois anos de experiência na área comprovada através de uma declaração e enviar juntamente com questionário sobre conhecimentos para o e-mail universidade@secovi.com.br até o dia 10/08/2018.
Acesse o link do formulário sobre conhecimentos de condomínios.
Competência
Este curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências: preparar os participantes a exercerem cargos gerenciais ou executivos para atuar em diversas áreas da empresa, empreendimento ou condomínio de forma a ampliarem a visão de administração de condomínios mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com as diversas funções que compõem essa tarefa. Além disso, este curso envolve as seguintes ações:
- Compreender a importância do atendimento ao cliente
- Identificar diferentes formas de postura, perfil e de habilidades do profissional da área.
- Compreender conceitos essenciais de direito processual e condominial
- Compreender os procedimentos de RH
- Compreender as rotinas Administrativas
- Identificar e organizar os procedimentos para a execução de assembleias
- Aplicar os procedimentos que envolvem custos, aplicação de tributos, impostos e taxas.
- Compreender os conceitos de manutenção predial
- Integrar as diferentes áreas que compõem o trabalho de administração
- Planejar ações de administração condominial.
Ementa
- Relação e Fidelização com o cliente
- Direito
- Conflitos Trabalhistas
- Custos e Cálculos
- Tributos, Impostos e taxas
- Manutenção Predial
- Ética
Programa
1. Relação e Fidelização com o cliente
- Conceitos e tendência do mercado de atendimento ao Cliente na área de Condomínio
- Cliente interno x externo
- Fidelização do Síndico/Condômino
- Formas de enfrentar o estresse do dia a dia
- Postura, Perfil e Habilidades do profissional
2. Direito
- Direito Geral
- Direito Condominial
- Direito Processual
3. Conflitos Trabalhistas
- Obrigações Contratuais (contrato de trabalho como instrumento de prevenção de conflitos)
- Terceirização de Serviços e Responsabilidade do Contratante
- Preservação do Meio Ambiente de Trabalho (dano moral, assédio moral e sexual).
4. Custos e Cálculos
- Terminologia
- Elementos e Classificação dos custos
- O custo na formação do preço de venda
- Indicadores financeiros
5. Tributos, Impostos e Taxas
- Conceitos tributos e obrigações tributárias
- O condomínio como tomador de serviços e a responsabilidade tributária
- Os tipos de prestadores de serviços a as retenções na fonte
6. Manutenção Predial II
- Questões Ambientais, sustentabilidade e green buildings
- Equipamentos e Instalações
- Sistemas prediais
- Fachadas, reservatórios de água, elevadores, heliponto, impermeabilização
- Aula prática de vistoria
- Normas Regulamentadoras (NRs)
- Atestados
- Segurança predial
- Acessibilidade
7. Ética
- Ética e moral
- Código de Ética do IREM
- Explicar o significado das relações fiduciárias
- Identificar fatores que contribuem para conflitos e interesses
- Mediação
Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.
Avaliação da Aprendizagem
Será realizada prova e apresentação de trabalho com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos. Média de aprovação 6,0.
Docentes
- Fernanda Lisboa
- Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro
- Ivana Lopes
- Jaques Bushatsky
- João Paulo Rossi Paschoal
- Karina Zuanazi Negreli
- Marco Cesar Braga Gubeissi
- Sergio Meira de Castro Neto
- Wanda Sanchez
- Wilson Cedismondi
Certificado com avaliação
Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados na avaliação e trabalho de conclusão e que tiverem frequência mínima de 75%.
Referências Bibliográficas
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RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro e outros. Inspeção Predial – Check-up Predial: Guia da Boa Manutenção. 3ª edição. Leud, 2012.
SOUZA, Agnaldo Celino. Condomínio em Edifícios – Manual do Condômino. 5a Edição. Editora Atlas S.A, 2007.
ELIAS FILHO, Rubens Carmo. As despesas do condomínio edilício. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
FUCCI, Paulo Eduardo. Condomínio, Estatuto da Cidade e o novo Código Civil. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
LOPES, João Batista. Condomínio. 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
MALUF, Carlos Alberto Dabus, MARQUES, Márcio Antero Motta Ramos. O condomínio edilício e o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva.
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RUGGIERO, Biasi Antonio. Questões imobiliárias. São Paulo: Saraiva, 1997.
TARCHA, Jorge, SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antonio. Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio: manual de orientação para condôminos, síndicos, locadores, locatários e profissionais de direito. São Paulo: J. de Oliveira, 1999.
TERRA, Marcelo. Temas jurídicos nos negócios imobiliários. São Paulo: IOB, 1991.
VIANA, Marco Aurélio S. Manual do condomínio edilício. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
BERGAMINI, M.C. Capital Humano – O que é e por que as pessoas investem nele, São Paulo, Nobel, 2001.
FITZ-ENZ J. Retorno do investimento em capital humano, medindo o valor econômico dos desempenhos dos colaboradores, São Paulo, Futura, 2000.
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MATOZO, L., Call Center modismo ou realidade? Rio de Janeiro, Editora Record 2000.
PEPPPERS AND ROGERS GROUP, CRM Series Marketing 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2000.
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SANCHEZ, WANDA, Monitoria em Call Center – Desenvolvendo talentos e alcançando resultados no relacionamento com o cliente, São Paulo, Nobel, 2010.
AMORIM José Roberto Neves/CASCONI Francisco Antonio – Condomínio Edilício – aspectos relevantes – Editora Método – 2ª edição – São Paulo – SP – 2002.
ARAUJO Lino/ JAFET Sergio/Rocha Gabriela – Ser Síndico Não É Padecer no Condomínio – Amaral Gurgel Editorial – 1ª edição – São Paulo – SP – 2014.
FRANCO J. Nascimento – Condomínio – Editora Revista dos Tribunais – 2ª edição – São Paulo – SP – 1999.
LOPES João Batista – Condomínio – Editora Revista dos Tribunais – 8ª edição – São Paulo – SP – 2003.
NETO João Alfredo Mello – Manual Teórico e Prático do Condomínio – Editora Aide – 2ª edição – Rio de Janeiro – RJ -1996.
OLIVEIRA Cristiano de Souza – Sou Síndico e Agora ? – Grupo Direcional – 1ª edição – São Paulo – SP – 2012.
WAGNER Michel Rosenthal – Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício, desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social – Editora Millennium – 1ª edição – São Paulo – SP – 2015.
Carga horária e organização curricular: 60 horas
Duração: 15/08 a 26/10/17 (terças e quintas-feiras), das 19h às 22h
Este curso é pré-requisito para as certificações:
O Institute of Real Estate Management (Instituto de Administração de Propriedades Imobiliárias) – IREM® é uma comunidade internacional de administradores de propriedades dedicados a práticas comerciais éticas, visando maximizar o valor do investimento no mercado imobiliário e promover um conceito superior de se gerir propriedades por meio da educação e do compartilhamento de informações. Fundado em 1933, tem sede em Chicago e mais de 90 capítulos distribuídos em 8 países, incluindo o Brasil (Chapter 111 – São Paulo). Afiliado à National Association of REALTORS® (Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos) – maior e mais importante associação do mercado imobiliário do mundo, o IREM® é a casa de todos os profissionais ligados ao segmento de administração de propriedades.
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A ACCREDITED RESIDENTIAL MANAGER (Administrador de Propriedades Residenciais Credenciado) – ARM® é a certificação conferida pelo IREM® que reconhece profissionais de acordo com os mais altos padrões em educação, experiência e ética na administração de propriedades residenciais, contando com mais de 3.400 profissionais certificados em 8 países, incluindo o Brasil.
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CPM® – CPM® Certified Property Manager identifica o profissional como especialista em administração de propriedades residenciais de grande porte, comerciais, propriedades industriais ou portfólios mistos. |
Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
- O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3) Inclui material didático fornecido pelos instrutores, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.