Com PIB de 25  bilhões de reais, a cidade de São José dos Campos é a segunda mais rica do interior paulista (perde apenas para Campinas) e, segundo estudo publicado no Portal Exame em dezembro de 2013, ocupa a 22ª posição dentre todas as cidades brasileiras, na composição do PIB nacional.

É essa a representatividade econômica do Município que, encravado no Vale do Paraíba, recebeu a primeira “Conferência Secovi PQE – Oportunidades à vista! No mar, na montanha, na cidade: o mercado imobiliário na RMVale”, realizado em 9 de maio, no Hotel Mercure.

Concebido com o propósito de incentivar as melhores práticas no mercado imobiliário, o Programa Qualificação Essencial (PQE) tem se notabilizado por levar informação da melhor qualidade aos diferentes players do mercado de imóveis – em especial, às imobiliárias, que respondem pela importante parte comercial das transações, elaborando contratos e intermediando os negócios de compra, venda e locação.

Segundo o coordenador do PQE, Jaques Bushatsky – que já integrou a Procuradoria do Estado e é especialista em Direito Imobiliário –, a excelência será o diferencial que permitirá, às empresas do segmento, não somente sobreviverem, mas alcançarem relevância no competitivo cenário em que atuam. Bushatsky foi o anfitrião do evento, ao lado do diretor regional do Secovi em São José dos Campos, Frederico Marcondes Cesar.

Novas tecnologias – A tecnologia como uma grande aliada do mercado imobiliário foi um dos temas abordados na conferência. Quem coordenou a palestra foi o gerente de contas do setor imobiliário do Google, Eitan Blanche.

O painel apresentou as mudanças no mercado imobiliário trazidas pelos avanços tecnológicos, o crescimento no acesso à internet e os novos hábitos de consumo fomentadas pelo uso de smartphones e tablets. Hoje, no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas têm acesso à Internet. Dados de junho de 2013 mostram que o consumidor cerca de 17 horas por semana conectado à rede, e que o comércio online tende a crescer exponencialmente – sem contar que, embora a maior parte das transações comerciais ainda seja consolidada presencialmente, a decisão de compra é, cada vez mais, tomada em pesquisas pela Internet. Noutras palavras: ainda que o consumidor se sinta mais seguro finalizando uma compra cara a cara com o vendedor, ele decide quando, o que, como e onde comprar fazendo pesquisas virtuais antes de sair a campo.

Dados apresentados pelo Google mostram que, de janeiro de 2009 a maio de 2013, houve um crescimento de 40% nas pesquisas dos internautas sobre imóveis. Estudos da empresa revelam que, em média, antes de comprar um imóvel, as pessoas fazem 5,6 buscas e entram em cinco sites. Realizam, ainda, 4,1 visitas a estandes e consideram 2,6 imóveis antes de comprar. Além disso, 64% dos interessados em imóveis pesquisam no YouTube –ferramenta que vem ganhando cada vez mais relevância nas pesquisas dos consumidores.

Soluções financeiras – Thiago Cesar Guimarães, superintendente da Caixa Econômica Federal em São José dos Campos, destacou as soluções financeiras do banco para o setor, como o Plano Empresário Caixa. O produto proporciona financiamento de até 100% do custo total da obra de empreendimentos, com taxas de juros atrativas. “Os valores contratados são liberados para a construtora de acordo com a evolução do edifício. Já o financiamento para o comprador é realizado após a conclusão da obra”, explicou. Como diferencial, Guimarães ressaltou a possibilidade de agregar a marca do banco ao projeto desde o início.

O banco é grande agente de financiamentos para aquisição de imóveis, sendo responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário no País  – volume que ainda tem espaço para crescer, tanto na própria Caixa como outros bancos. De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), a proporção dos financiamentos imobiliários em relação ao PIB é de 8,2%. A título de comparação, no Reino Unido, essa proporção é de 83,7% (2011); na Alemanha, de 45,3% (2011) e na China, de 14,4% (2011).

Mais: no Brasil, 24% dos endividamentos são por crédito imobiliário. Outros 24% são de automóveis, 4% de cartão de crédito e 48% respondem por outros tipos de crédito sem garantia. No México, o percentual dos créditos para imóveis, dentre financiamentos de outras naturezas, chega a 50%. Nos Estados Unidos, essa proporção é de 75%; no Reino Unido, de 84%.

Síndicos e condomínios – O advogado Rubens Carmo Elias Filho falou sobre os cuidados inerentes à administração de condomínios e deu dicas de gestão de imóveis. No tocante aos síndicos, o advogado lembrou que síndicos são os responsáveis por exercer a esfera executiva da administração condominial. Sua figura pode ser física, jurídica, condômino ou não. Sua eleição deve ser mediante assembleia; o mandato, passível de reeleição, é exercido por dois anos.

Entre as obrigações do síndico, destacam-se: a convocação de assembleia ao menos uma vez ao ano, representar ativa e passivamente o condomínio, elaborar e executar o orçamento, zelar pela guarda e conservação das áreas comuns, entre outros. Sua posição também lhe garante direito, como a isenção da cota condominial, multar, transferir algumas funções administrativas e cobrar condôminos.