De acordo com o índice FipeZap, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o preço médio de locação na cidade ficou 4,77 pontos percentuais mais barato em comparação a março de 2014.
De acordo o diretor Regional do Secovi em Campinas, Fuad Jorge Cury, esse cenário é reflexo do momento em que o país está passando. “Vivemos dias de diminuição de emprego e recessão, por isso, a alta de 3,36% ficou abaixo da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE que, no mesmo período do ano passado, registrou 8,13%. Só este ano, a alta em Campinas é 2,02 % mais próxima do índice IPCA dos três primeiros meses, que somam 3,83%.
A pesquisa também levantou o retorno médio obtido por proprietários de imóveis com aluguéis. A taxa, que calcula os rendimentos com a locação do imóvel em relação ao preço de venda da unidade, serve como parâmetro para verificar a rentabilidade do investimento no setor.
Desde setembro do ano passado, o retorno médio com aluguéis está abaixo da taxa de juros reais no Brasil, que representa a média de rentabilidade registrada por aplicações de renda fixa.
Em Campinas, a rentabilidade para os proprietários de imóveis no mês de março foi de 5,1% (5ª maior do Brasil), abaixo da taxa real de juros (6,1%). Das nove cidades pesquisadas, Santos foi o município que mais obteve rentabilidade e Curitiba a que menos obteve.