Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, realizado no Tribunal de Justiça do Estado São Paulo, mostra aumento no número de ações judiciais por falta de pagamento da taxa condominial.
Em junho, foram protocoladas 1.019 ações, 19,7% a mais que os 851 processos de maio. Por outro lado, houve queda de 24,6% em comparação a junho de 2017, quando foram registradas 1.351 ações.
Acumulado – A alta também foi percebida no acumulado dos últimos 12 meses, com o registro de 13.226 ações, o que equivale a um aumento de 42% na comparação com o período anterior (julho de 2016 a junho de 2017), quando houve o registro de 9.314 ações.
O Secovi-SP reitera a importância de síndicos e administradoras reforçarem as negociações de cobrança e promoverem iniciativas para conscientizar os condôminos, a fim de garantir o equilíbrio das contas do condomínio.
“O síndico deve estimular o condômino inadimplente a quitar suas dívidas, pois a grande maioria ainda prefere negociar amigavelmente”, destaca Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.