Pablo Chakur, da Ópera Quatro, fala sobre o projeto da nova sede do governo no Centro

Primeiro dia (24/5) da Convenção Secovi-SP 2024 teve início no Milenium Centro de Convenções, com a apresentação exclusiva do escritório de arquitetura, vencedor do concurso da nova sede administrativa do Governo do Estado de São Paulo. Os arquitetos Pablo Chakur e Fernanda Ferreira, sócio fundador do escritório Ópera Quatro, mostraram os detalhes do projeto arquitetônico, que vai orientar uma das maiores intervenções urbanas no bairro dos Campos Elíseos, região central da Capital.

A transferência do gabinete de governo paulista para o Centro prevê a construção de um novo complexo administrativo prevê a transformação da praça Princesa Isabel e o entorno em uma esplanada com novos edifícios para centralizar todas as secretarias, fundações e autarquias estaduais. Segundo o o arquiteto, o projeto seguiu as diretrizes previstas pelo concurso e atendimento ao programa estabelecido pelo governo paulista para a dinâmica da região e requalificação do centro paulistano. “O desenho arquitetônico maximiza os espaços públicos e privados no térreo; a criatividade; a inovação; e adequação à legislação urbanística e normas de patrimônio histórico no entorno da Praça Princesa Isabel”, destacou.

Depois, os participantes seguiram para visitas técnicas. A primeira parada foi nas obras do Basílio 177, localizado na Praça da República, no Centro, onde puderam ver de perto a implantação e desenvolvimento do empreendimento da incorporadora Metaforma, que prevê retrofit nos prédios que foram projetados pelo escritório Ramos de Azevedo & Severo Villares – um dos mais importantes da virada entre os séculos 19 e 20 – inaugurado em 1939, abrigando a antiga sede da Companhia Telefônica Brasileira no centro de São Paulo.

Basilio 177 – A visita conduzida por Bruno Scacchetti, CEO da Metaforma, explicando que, além dos dois retrofits, o empreendimento prevê a construção de uma nova edificação residencial. Ao todo, o condomínio terá 274 apartamentos de diferentes tipologias, distribuídos em três torres, espaços comerciais, áreas de lazer, praça central arborizada, piscina na cobertura, academia, espaço gourmet e coworking.

Em passeio guiado pelo empresário Mauro Teixeira Pinto, diretor do Secovi-SP, o grupo seguiu seguiu a pé da região da Praça da República para a Rua São Bento. No percurso, conheceram os principais edíficios do Centro da cidade de São Paulo.

Prologis Cajamar – Depois de intervalo para o almoço, os participantes seguiram para a cidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, onde visitaram a Prologis, a maior empresa de galpões logísticos do mundo. A companhia atende principalmente clientes do varejo e do comércio eletrônico, como Amazon e Mercado Livre, e atua em países da América, Europa e Ásia. O grupo conheceu a estrutura de um galpão logístico Triple A, desenvolvido especialmente para garantir mais facilidades, como pé direito alto, espaçamento otimizado entre as colunas, mezanino e espaços adaptáveis, além de amplo pátio de manobras e docas com vagas para caminhões.

               Grupo conhece as instalações de um dos galpões da Prológica, em Cajamar (SP)

A Convenção Secovi-SP 2024 continua nesta segunda e terça-feiras com uma programação repleta de palestras e painéis sobre temas técnicos e atuais que impactam o mercado imobiliário. Confira

Veja mais fotos das visitas técnicas no Flickr do Secovi-SP:

Apresentação do vencedor do concurso da nova sede do Governo
Basilio 177
Passeio Centro Histórico
Prologis Cajamar