Na próxima quinta-feira, 17/9, comemora-se o Dia da Gentileza Urbana. Para celebrar a data, o Secovi-SP vai promover uma série de eventos em sua sede (Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana/SP).

No andar térreo do Sindicato, uma equipe médica do Hospital Sírio Libanês estará a postos para colher sangue daqueles que se interessarem em promover um ato à vida. Os profissionais da Saúde atenderão das 9 às 16 horas, e é imprescindível agendar horário pelo telefone (11) 5591-1306.

E aqueles livros que, depois de lidos, não se sabe o que fazer com eles? Os exemplares poderão ser doados ou trocados na Feira de Troca e Doação de Livros, que o Secovi-SP promoverá.

Para completar o dia de ações solidárias, o Sindicato receberá alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e roupas, que serão entregues em instituições de amparo e assistência social.

Ações positivas – O Dia da Gentileza Urbana na cidade de São Paulo está previsto pela Lei Municipal 16.027/2014, e nasceu de uma sugestão do Secovi-SP ao vereador Nabil Bonduki (PT), atual secretário municipal de Cultura.

“Pensamos em criar um dia específico para promover ações de melhorias sociais e que despertem a sensibilidade dos cidadãos que, na correria do dia a dia, muitas vezes se esquecem de serem amáveis e gentis, e deixam de perceber as belezas da cidade e os benefícios da boa convivência”, diz Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, completando que este é o segundo ano em que se comemora a data na Capital.

O Dia da Gentileza Urbana está inserido no Programa Gentilezas Urbanas do Secovi-SP, que foi lançado em janeiro de 2013, com a proposta de incentivar as pessoas, empresas, associações e instituições públicas e privadas a interferir positivamente na melhoria da qualidade da vida urbana e da convivência nos espaços coletivos.

“Com planejamento e sensibilidade, é possível promover humanidade, amor, solidariedade e integração entre a cidade e as pessoas”, defende Roberta Bigucci, coordenadora de Projetos Especiais do Secovi-SP.

Expansão – Também no dia 17/9, Campinas comemora pela primeira vez o Dia da Gentileza Urbana, evento que entrou para o calendário oficial da cidade a partir de Projeto de Lei do vereador André Von Zubem, transformado na Lei nº 15.056/2015, que foi promulgada em 31/8 pelo prefeito Jonas Donizette.

Na quinta-feira, o diretor regional do Secovi em Campinas, Fuad Jorge Cury, explicará o Programa Gentilezas Urbanas, em palestra aberta ao público, às 10 horas, no Plenarinho Sylvia Paschoal, da Câmara Municipal (Av. Roberto Mange, 66, Ponte Preta, Campinas, SP).

“É preciso resgatar o conceito de gentileza dentro das pessoas. Há gentilezas por todos os cantos e que passam despercebidas. Pode ser uma árvore cuidada por um morador, uma praça adotada por uma empresa, um grupo teatral que se apresenta em espaço aberto, uma calçada que respeite pessoas com deficiência, uma intervenção artística em um muro, um simples ato de companheirismo. O mais importante é que gentiliza gera gentileza”, ressalta Cury.

Conheça todas as iniciativas de gentilezas que o Sindicato desenvolve acessando www.gentilezasurbanas.org.br

A partir deste ano, São Paulo vai comemorar o Dia da Gentileza Urbana. Conforme a Lei municipal 16.027, de 14/7/2014, as ações que qualifiquem os espaços públicos da Capital passam a ser incentivados e comemorados, anualmente, em 17 de setembro. 

Em janeiro de 2013, o Secovi-SP, em parceria com o site Catraca Livre, lançou o concurso fotográfico Gentilezas Urbanas, que premiou, em 12 meses, 20 paulistanos, cujas fotos de ações cidadãs foram escolhidas por júri especializado e de voto popular. 

Agora, o projeto ganhou musculatura, e vai expandir suas ações. “Afinal, entendemos que ações de pessoas, instituições, empresas e associações que interferem positivamente na melhoria da qualidade da vida urbana, da convivência nos espaços públicos e coletivos, e que destaquem urbanidade, humanidade, amor, solidariedade e integração entre a cidade e as pessoas devem ser ampliadas”, enfatiza o presidente Claudio Bernardes. 

Quer conhecer o projeto Gentilezas Urbanas do Secovi-SP? Participe da Convenção Secovi, de 27 a 30 de agosto, em São Paulo. Você vai descobrir que não há limite para o bem e a cidadania.