Em dezembro, as vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo superaram as expectativas e consolidaram os números de um ano excepcional para o mercado imobiliário.

De acordo com a pesquisa mensal Secovi-SP, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato, a cidade registrou comercialização de 5.428 unidades em dezembro, contra 3.084 imóveis de novembro. O crescimento das vendas no último mês de 2007 foi da ordem de 76%.

Os bons resultados do último mês do ano elevaram o total negociado a 36.615 imóveis em 2007, o equivalente ao aumento de 29,27% sobre 2006 (28.324 unidades). O indicador Vendas Sobre Oferta (VSO) de dezembro – 23,1% – foi o segundo melhor resultado do ano, perdendo apenas para o índice de setembro (26,1%). O ótimo desempenho de vendas resultou num VSO médio de 16,2% ao mês para o ano de 2007. Trata-se do melhor índice anual dos últimos tempos.

“Um fato que chama a atenção, na composição das vendas de dezembro, é que 89,2% do total escoado (4.845 unidades) corresponderam a unidades em oferta na fase de lançamento. Isso significa que a maioria dos imóveis comercializados foram lançados há, no máximo seis meses”, ressalta Alberto Du Plessis, vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado do Secovi-SP.

Retomada de lançamentos – O levantamento do Secovi-SP mostra ainda que o segmento de quatro dormitórios liderou as vendas e foi responsável por uma fatia de 43,7% do total comercializado no mês. A comercialização desse tipo de imóvel ocorreu em todas as regiões da cidade, geralmente com valores de até R$ 1 milhão por unidade. Bom desempenho em todas as regiões da cidade também marcou os segmentos de dois e três dormitórios.

Dezembro mereceu destaque também por registrar o maior volume mensal de lançamentos dos últimos anos, com 7.115 unidades residenciais colocadas em oferta. De acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), o total lançado em 2007 atingiu o marco histórico de 38.536 moradias em 2007.

Confira nos links abaixo gráficos e tabelas.