Secretário considera que a sociedade tem de se mobilizar para recuperar a região

O governo de São Paulo terá, até o fim de 2023, análise técnica que irá determinar a viabilidade de uma nova sede administrativa dos serviços estaduais na região dos Campos Elíseos, que foi o primeiro bairro planejado da Capital.

“Será criada a Esplanada das Secretarias na Praça Princesa Isabel. Hoje, a administração pública estadual está espalhada por 56 edifícios e ocupa 807 mil m² de área, quando a nossa necessidade é de 300 mil m²”, afirmou o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif Domingos, que representou o governador Tarcísio de Freitas na abertura do Enacon – Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios, realizado pelo Secovi-SP, de 28 a 30/6.

Conforme o secretário, a sociedade precisa se mobilizar para recuperar o centro da cidade, onde ampla infraestrutura urbana instalada se encontra subutilizada. Salientou, ainda, que, no projeto governamental, os empreendimentos públicos serão administrados pela iniciativa privada e que será fortemente incentivada a oferta de moradias para as pessoas na região.

“É revoltante ver no centro da megalópole paulistana, e desde muito anos atrás, a chaga humana formada por uma imensidão de pessoas em situação de rua, por uma inaceitável Cracolândia. É imprescindível, por meio de parcerias público-privadas, promover efetiva intervenção urbana para que os cidadãos possam viver e trabalhar na região, em edifícios acessíveis às diversas faixas de renda – do popular ao triple A -, com serviços no térreo conversando com as calçadas e com os pedestres”, salientou Afif.

O Secovi-SP, em parceria com várias entidades, especialmente a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), está trabalhando no sentido de recuperar o centro.

  Ver coluna em PDF