Entidades apresentam sugestões para desburocratizar e fomentar o crédito imobiliário no âmbito da Caixa e aprimorar MCMV

Dia 12/7, as diretorias do Secovi-SP e da Abrainc foram recebidas, em Brasília, por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal, e Inês da Silva Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, que, aliás, é presença confirmada na 20ª Convenção Secovi, a ser realizada de 19 a 21 de agosto.

As entidades apresentaram sugestão de medidas para desburocratizar e fomentar o crédito imobiliário no âmbito da Caixa. Também foram considerados avanços de projetos de leis, temas regulatórios sobre o FGTS e o novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Durante o encontro, a presidente da Caixa informou que o volume de contratações de crédito imobiliário, no primeiro semestre de 2023, registrou crescimento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com R$ 85,2 bilhões contratados.

No mesmo dia, as duas entidades reuniram- se com o secretário nacional da Habitação, Hailton Madureira, para tratar do desenvolvimento e melhorias no MCMV, cuja lei com as novas regras foi sancionada pelo presidente da República, em cerimônia ocorrida no dia seguinte (13/7).

No entender do Secovi-SP, o novo programa amplia as condições de acesso à moradia digna pelas famílias brasileiras, por meio de ajustes nas faixas de renda familiar e no teto máximo do valor do imóvel. Mas sempre é possível aperfeiçoar, o que a prática das operações irá naturalmente recomendar.

  Ver coluna em PDF