Objetivo é conectar empresas incorporadoras não listadas na Bolsa a fundos e investidores

O Secovi-SP e a B3 firmaram importante parceria com vistas à dinamizar o mercado imobiliário. O objetivo é colocar empresas associadas, não listadas, no ambiente da maior bolsa de valores da América Latina, de forma que possam facilitar operações financeiras e negócios.

As associadas que aderirem a este inovador projeto – integrado por contrato com a incorporadora/loteadora, conexão, treinamento, cadastro do empreendimento e acesso à vitrine de funding – terão uma oportunidade de crescimento e modernização, preparando-se para aprimorar ou fazer a gestão de seus recebíveis na plataforma do ecossistema de funding imobiliário, medida obrigatória às empresas com financiamento do SBPE, prevista para vigorar a partir de 2024.

A expectativa é que incorporadoras imobiliárias e empresas de desenvolvimento urbano e loteamentos não listadas, independentemente se pequenas, médias ou grandes, possam frequentar esse universo, acessando o mercado de fundos de investimento ou institucionais nas mesmas condições encontradas pelas companhias listadas.

Conforme estudos do Secovi-SP, a demanda por imóveis é crescente. Portanto, a possibilidade de o mercado contar com recursos para desenvolver bons projetos e lançar novas unidades é fundamental para atender a diferentes faixas de renda, com ênfase à habitação de interesse social, segmento que hoje conta com suporte de programas operados pelos governos federal, estadual e municipal.

Ver coluna em PDF