Seguindo a tendência crescente do mercado brasileiro pela busca por bairros fechados, que prezam pela funcionalidade e segurança, São José dos Campos apresenta um número cada vez maior de núcleos residenciais, loteamentos e condomínios.

Um relatório do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), que avalia o número de projetos protocolados no primeiro trimestre de 2013, mostrou que existe um crescimento significativo de loteamentos e condomínios no estado, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre de 2013 foram protocolados 168 projetos, sendo que 138 eram de loteamentos. De 2012 para 2013, considerando apenas o primeiro trimestre do ano, houve um aumento de 28% nos loteamentos e 73% nos condomínios protocolados.

Frederico Marcondes César, diretor da Regional do Secovi-SP no Vale do Paraíba, afirma que este crescimento no Estado se dá basicamente por dois fatores principais: a busca por mais segurança e a mudança na estrutura familiar. “Os chamados núcleos residenciais atingem atualmente todas as classes sociais, pois além da busca pela segurança, não existe mais uma pessoa que fica tempo integral na casa, ou seja, o imóvel fica a maior parte do dia vazio. Normalmente esses núcleos e condomínios ficam em áreas mais afastadas do centro das cidades em razão dos valores de venda.”

Um levantamento realizado pela construtora Santa Izabel de São José dos Campos, constatou que 67% da população joseense mora em casas e 90% adquiriria um terreno ou imóvel em um núcleo residencial, priorizando características como acesso (90%), comércio próximo (70%), lazer (44%) e segurança (22%).

Os quatro bairros da cidade mais citados como boa alternativa para morar foram Aquarius (13%) Colinas (9%), Vila Ema (8%), Esplanada II (7%) e Urbanova (5%). A pesquisa, assinada pela Toledo & Associados, apontou também que das pessoas que pretendem adquirir um imóvel nos próximos 24 meses, 63% estão à procura desse tipo de empreendimento, que proporciona mais privacidade, área de lazer e segurança.