Antonio Conde, diretor de Formação Profissional da vice-presidência de Comercialização e Marketing do Secovi-SP, fala de sua experiência no “2009 International Real Estate Congress” , evento realizado pela RAMB – Real Estate Association of The Greater Miami and The Beaches, que reuniu profissionais do mercado imobiliário americano e de diversos países. Leia, abaixo, rápida entrevista.

1) O que o atraiu a participar do evento?

O mercado norte-americano sempre apresenta novidades, e, em especial, nesse momento, no qual ele vive uma nova realidade, nosso interesse cresce ainda mais, pois os Estados Unidos têm de reinventar todo o processo de venda imobiliária, utilizando novas técnicas e conceitos, para atrair novos clientes.

2) Qual a sua expectativa futura em relação ao conteúdo do evento, e o que mais o impressionou?

A atração que o conhecimento e a melhoria da atividade provocam nos corretores americanos, que estão sempre prontos a aprender e melhorar sua profissão. Nesse evento, foram apresentados desde o “beabá” até a logística e técnicas para desenvolver os trabalhos de apresentação dos produtos, sem contar que a iniciativa foi o foro ideal para mostrar aos corretores que o mercado americano já da mostras de retomada, principalmente para os profissionais dedicados e que buscam constantemente o aperfeiçoamento.

3) Qual a importância para a sua atividade participar de tal iniciativa?

Total. O mercado americano é o nosso primeiro exemplo de profissionalismo. Acredito que, se mais profissionais brasileiros tivessem acesso ao conhecimento e experiência desse mercado, em breve teríamos uma categoria mais qualificada e preparada dentro de padrões Internacionais.

4) Em termos de negócios e contatos, o resultado foi positivo para o setor?

Sempre, principalmente quando a rentabilidade desse mercado é baixa nos Estados Unidos e muito interessante e estimulante no mercado brasileiro. Eles querem negócios rentáveis e aqui, nesse momento, temos boas opções.

5) O que essa experiência agregou para você e para sua função no Sindicato?

Cada vez mais, o Secovi se consolida como grande líder em seu ramo de atuação, pois vem preparando seus membros nesse sentido. Essa experiência trouxe maior senso de visão internacional e globalização, que certamente será aplicado em minhas funções no Sindicato.

6) Considera a presença do Secovi marcante junto à entidade americana?

Sim, desta vez ainda foi melhor. Eles nos recebem de uma forma nunca vista, com consideração e interesse no nosso mercado, e reconhecem o Secovi como a maior entidade imobiliária da America do Sul. Só vendo para perceber a importância do Secovi e de seus membros junto a RAMB. Pena que vários de nos ainda não se aperceberam disso e do potencial de negócios que pode ser gerado entre essas duas instituições e seus membros.

“2008 International Real Estate Congress” , evento realizado em junho pela RAMB – Real Estate Association of The Greater Miami and The Beaches, que reuniu profissionais do mercado imobiliário americano e de diversos países no Hotel Biltmore, em Miami (Mais detalhes sobre o evento, clique no link para a matéria Especialista americano recomenda investimento no mercado imobiliário brasileiro). Martins relata a seguir sua experiência no evento e, dentre outros aspectos, ressalta que o contato com profissionais do mercado imobiliário americano é referência sobre como atuar de maneira segura, organizada e integrada. “Todos lá trabalham por um objetivo comum: obter resultado. Um caminho que precisamos incentivar, apoiar e seguir em prol da nossa sociedade”, diz. A qualificação e o aperfeiçoamento profissional são fatores considerados fundamentais pelo empresário. Nesse sentido, segundo ele, o Sindicato se destaca ao oferecer cursos por meio da Universidade Secovi, como Especialização em Direito Imobiliário e em Parcelamento de Solo; em parceria com a NAR – National Association of Realtors (CIPS, TRC e ABR); e o tradicional Pós-graduação em Negócios Imobiliários, em parceria com a Faap.
O que o atraiu a participar do evento?
O Secovi é uma instituição muito bem organizada, formada por líderes do mercado imobiliário e por colaboradores que realizam um trabalho de representatividade expressivo e determinante pela classe, tanto no Brasil como no Exterior. Neste evento da RAMB, o que mais me atraiu foi o convite para participar com a delegação do Secovi, ampliar meus contatos e realizar novas parcerias no mercado imobiliário, uma vez que minha empresa também atende clientes do Exterior. Qual a sua expectativa e o que mais o impressionou?
Minha expectativa foi superada, pois encontrei amigos do mercado e vivi bons momentos com profissionais excepcionais, tanto do Secovi como da RAMB/EUA. Além disso, as palestras e reuniões de negócios ocorreram de forma organizada, pontualíssima e com muito conteúdo para os participantes. O evento aconteceu nas dependências do maravilhoso Hotel Biltmore, fundado em 1926, em Coral Gables, o que propiciou um clima favorável. Fiquei impressionado com a atenção e dedicação dos dirigentes da RAMB para com a delegação do Secovi, especialmente da simpatissíssima CEO Teresa K. Kinney. Qual a importância para sua atividade participar de tal iniciativa?
Como empresário estou sempre procurando novas parcerias e oportunidades de negócios. O amadurecimento do mercado brasileiro – estabilidade econômica, crescimento, maior segurança jurídica no mercado imobiliário, juros mais atraentes, disponibilidade de recursos financeiros, melhor distribuição de renda, reservas elevadas, grau de investimento – associado à volatilidade do mercado financeiro no Exterior e à subvalorização de muitos ativos nas metrópoles nacionais em relação a outras grandes cidades mundiais, posiciona o Brasil como um dos mercados-alvo de real estate para investidores internacionais alocarem seus recursos. O conhecimento de nossa realidade e a crença num futuro promissor para o País me levam a prospectar investidores de fora do Brasil para as oportunidades que temos aqui. Em termos de negócios e contatos, o resultado foi positivo?
Foi positivo. De volta ao Brasil já estamos firmando parceria na intermediação de negócios imobiliários com algumas empresas e com profissionais dos Estados Unidos e da América Central. O que essa experiência agregou para você?
O contato com outros profissionais do mercado de intermediação imobiliária americano é sempre uma forma de nos referenciar em como trabalhar de maneira segura, organizada e integrada. Todos lá trabalham por objetivos comuns: obter resultado. Um caminho que precisamos incentivar, apoiar e seguir em prol da nossa sociedade. O evento possibilitou a ampliação do conhecimento e atualização sobre a legislação, sobre o mercado e sobre as operações imobiliárias naquele país.
O mercado americano trabalha com um alto índice de representação por Contrato de Exclusividade, o que permite diversas vantagens para vendedores e compradores de imóveis.
Para os vendedores, por exemplo, a contratação exclusiva de uma empresa profissional gera maior segurança, maior exposição na mídia especializada, exposição na rede MLS – Multiple Listing System (listagem de imóveis exclusivos) na internet, maior velocidade de venda, sempre com a dedicação de profissionais do mercado. Para os compradores também existem muitas vantagens, tais como a certeza de que o imóvel listado está disponível, a possibilidade de comparar on-line preços na região com base em outros imóveis similares e a tranquilidade em saber que a venda ou locação está sob responsabilidade de profissional do mercado, devidamente preparado e licenciado para a função. Para todos os clientes, uma imensa força de venda e compra a seu favor.
No Brasil, a Rede Secovi já é realidade e precisa do apoio de todos nós para sua ampliação. Muito interessante também é a pré-disposição dos profissionais (corretores) americanos pelo aprimoramento e qualificação para exercer sua profissão. Especialidades como ABR, TRC, CRS, CIPS, CPM, ARM, GRI podem ser obtidas por meio de cursos preparatórios e exames de qualificação oferecidos pela NAR, RAMB, dentre outras associações. O resultado disso é impressionante.
Os resultados obtidos por profissionais qualificados são muito superiores aos obtidos por aqueles que não se atualizam. Vale ressaltar que, no Brasil, o Secovi está no caminho certo, oferecendo excelentes cursos de especialização por meio da Universidade Secovi, como o de Especialização em Direito Imobiliário e em Parcelamento de Solo, além da tradicional Pós-graduação em Negócios Imobiliários, em parceria com a FAAP, e de cursos como o CIPS, TRC e ABR trazidos dos EUA em parceria com a NAR. Considera a presença do Secovi marcante junto à entidade americana?
Sem dúvida o grande representante do mercado imobiliário brasileiro nos Estados Unidos é o Secovi. A calorosa receptividade oferecida à nossa delegação (Flávio Prando, Laerte Temple, Antônio e Marcia Conde) demonstrou o respeito e a admiração conquistados pelo Secovi. Acredito que o maior exemplo disso foi o fato de o Brasil ter sido presenteado com elogios e também com a indicação do economista-chefe da NAR, professor Lawrence Yun, como um dos mais importantes e promissores mercados para investimento em real estate do mundo na atualidade. E o Brasil estava lá, representado pelo Secovi!]]>