Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP aponta acomercialização 2.550 unidades residenciais na cidade de São Paulo emjulho, o que representou um crescimento de 9,4% em relação ao mesmoperíodo do ano anterior. O VSO (Índice de Venda Sobre Oferta) médio dejulho foi de 13,4%.

Geralmente, em julho, há uma redução emrelação ao mês de junho, devido às férias escolares. Neste ano, aredução foi de aproximadamente 29%, enquanto em 2007 ficou em 26%.

Os imóveis de dois dormitórios ocuparam a maior fatia domercado em julho, com um total de 918 unidades comercializadas, o queacarretou um VSO de 25,8% no mês.

Os imóveis na fase delançamento (com menos de 180 dias depois do lançamento) apresentaram umdesempenho de comercialização melhor do que aqueles que estão há maistempo no mercado, com um VSO de 18,5% contra 8,6% dos imóveis na fase depós-lançamento.

No ano, foi registrado um total de 21.774unidades comercializadas, crescimento de 30% em relação ao mesmo períodode 2007. No acumulado do ano, os imóveis de três dormitórios continuamsendo o segmento de maior participação porcentual em relação ao total domercado, com 38,8%, seguidos pelos de dois dormitórios, com participaçãode 29,1%. Já quatro ou mais dormitórios representaram 29,1% e,finalmente, um dormitório, 3%.

Boa fase ? O VSO médiodo ano foi de 15,7%, o melhor índice registrado desde a mudança demetodologia da pesquisa, em meados do ano de 2003. ?A evolução confirmaa boa fase que o mercado imobiliário atravessa, que pôde ser medida nocrescimento do PIB do 2º trimestre de 2008, puxado pela construçãocivil?, destaca Alberto Du Plessis, vice-presidente de Tecnologia eRelações de Mercado do Secovi-SP. Muitos fatores, segundo ele,contribuíram para o bom desempenho do setor, como o financiamentoimobiliário, o aumento de renda e a produção de imóveis mais atrativos.

O VGV (Valor Global de Vendas), no mês de julho foi de R$790,2 milhões, montante 3,3% inferior ao ano passado, devido à menorparticipação dos imóveis de quatro dormitórios nas vendas.

Lançamentos ? Segundo os dados da Embraesp, em termosde lançamento, foram colocadas 2.931 unidades no mercado do município deSão Paulo, sendo o segmento de três dormitórios o de maior participaçãoporcentual, com 54,5% do total.

Os lançamentosacumulados no ano totalizaram 19.470 unidades, um crescimento de 31% emrelação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, foramlançadas 951 unidades de um dormitório, 5.849 unidades de doisdormitórios, 7.641 unidades de três dormitórios e 5.029 unidades dequatro ou mais dormitórios.

Confira nos links abaixo osgráficos e tabelas referente à pesquisa de julho e também o balanço domercado imobiliário no primeiro semestre de 2008.