O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República promoveu dia 12/8, pela primeira vez fora do Palácio do Planalto, o Colóquio: Plano Nacional de Habitação, em busca de uma solução para o grave problema da falta de moradia no país, que tem um déficit habitacional estimado em 8 milhões de moradias.

O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O colóquio contou com as presenças do ministro de Estado das Cidades, Márcio Fortes; da deputada federal Angela Amin (PP/SC), e do presidente da Abdib e conselheiro e coordenador do GT Agenda da Infra-estrutura para o Desenvolvimento do CDES, Paulo Godoy.

As apresentações foram feitas pela secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; pelo presidente da CBIC e conselheiro do CDES, Paulo Safady Simão; pelo presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e também conselheiro do CDES, Gabriel Jorge Ferreira, e pela superintendente nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Bernadete Coury.

Na ocasião, o ministro Márcio Fortes destacou que tanto o projeto do PlanHab quanto o da Moradia Digna têm um objetivo comum que é resolver o problema habitacional qualitativo do país.

O ministro defende que não basta dar casa, tem que ter infra-estrutura com rede de água, esgoto tratado, pavimentação, energia elétrica e transporte público próximo para apoiar a comunidade. “Eu quero lares, eu não quero casas”, disse Márcio Fortes.

O presidente da CBIC, Paulo Simão, apresentou, na ocasião, a proposta da Moradia Digna – Uma Prioridade Nacional. O dirigente destacou as conseqüências da falta de moradia que, entre outros, desagrega a família; dificulta a educação; favorece o acesso a criminalidade; determina a baixa qualidade na saúde, e reduz as chances de inserção social.

A secretária de Habitação Inês Magalhães destacou, em sua apresentação, tendências, cenários e estratégias do Plano Nacional de Habitação. Informou que a versão final do programa será apresentado em setembro para o debate público nacional.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado do Mato Grosso do Sul e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Carlos Marun; a representante dos Movimentos Sociais de Luta pela Moradia, Bartíria Perpétua Lima; os deputados Paulo Teixeira (PT/SP) e Fernando Chucre, coordenador da Frente Parlamentar da Habitação (PSDB/SP). Além de empresários do setor da construção de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e Espírito Santo.