Em um mercado altamente competitivo, é preciso desenvolver relacionamentos e não somente realizar negócios. Muitos profissionais, porém, acreditam que o mais importante é vender. Não há dúvida de que isso é importante, mas efetuar vendas gera receita a curto prazo, enquanto conquistar clientes gera receita a curto, médio e longo prazo. “Não podemos nos restringir a oferecer sempre o mesmo serviço/atendimento aos os nossos clientes o tempo todo. Assim, corremos o risco de perdê-los”, alertou Victor Olszenski, mestre em Ciências da Comunicação, professor dos programas de MBA da ESPM, UNIP e Faculdades Rio Branco, durante a palestra “Mantendo Clientes – um desafio prático – Ferramentas de marketing de relacionamento para o dia a dia”. O evento integrou a série Encontros Secovi/PQE e foi realizado na manhã do dia 17/4, na sede do Sindicato, na capital, com transmissão ao vivo a partir das unidades regionais do Secovi no interior do Estado.

Do programa, que envolve conceitos de marketing de relacionamento, dinâmica de marketing de relacionamento nas atividades profissionais e estudo de casos, Olszenski extraiu pontos altamente relevantes, como a relação de gestão de clientes, que compreende etapas distintas e indispensáveis para a efetivação e conservação de um bom negócio gerador de lucros: “Precisamos ter em mente que, gerir um negócio com eficiência e com resultados positivos, envolve alguns vetores que passam por estratégias bem definidas, além de práticas e processos que garantem diferenciação e ganhos perante aos clientes”, considerou o especialista.

“Estratégias de negócios está centrada no cliente, e suportada pela tecnologia da informação” – Ainda, o professor lembrou que hoje todos nós experimentamos uma era de colaboração, para o desenvolvimento com qualidade nos seus respectivos ramos de atuação. “No mercado imobiliário, por exemplo, eu diria que é impossível trabalhar sem o foco total no cliente e suas exigências”, afirmou. Em sua, Olszenki revelou que a demanda do cliente só aumenta, inclusive em sua complexidade. “Os clientes não são iguais”, completou.

A iniciativa contou 25 pontos para os segmentos de Locação, Compra e Venda, Administração de Condomínios e Loteamento do Programa Qualificação Essencial (PQE) do Secovi-SP, e teve transmissão simultânea e ao vivo a partir das unidades regionais do Sindicato e disponível on demand na Internet.