“Nós estamos só no começo do caminho. Com a estabilidade econômica e a expansão do crédito imobiliário, logo, logo, o segmento imobiliário será um dos três maiores anunciantes do Brasil”. Essa afirmação foi feita pelo publicitário Luiz Lara, sócio-presidente da agência Lew Lara, durante o evento de divulgação dos vencedores do Prêmio Master Imobiliário, nesta terça-feira (11/9), na sede do Secovi-SP.

Lara informou que, em 2006, o segmento imobiliário foi o sexto maior investidor em mídia. “O jornal ainda predomina como mídia principal e responde por 49%, dados de janeiro a junho deste ano. O meio TV vem ganhando participação no período com 32% e revista fica com 16%.”

Além da palestra do publicitário, jornalistas, empresários, entre outros participantes, conheceram em primeira mão os 17 vencedores da 13ª edição do Prêmio Master Imobiliário, cuja cerimônia de entrega será no dia 26/9, no Clube Monte Líbano, dando início à Semana Imobiliária, que compreende a realização da 4ª edição da Convenção Secovi e do 2º Salão Imobiliário São Paulo (Sisp), no Anhembi.

Ranking das marcas – Em sua palestra, o publicitário destacou a expansão do mercado imobiliário nos últimos anos. “Em breve, veremos construtoras e incorporadores no ranking das melhores marcas do País”, previu Lara. Para ele, a escolha do terreno é fundamental, além de um projeto bem concebido, uma obra bem construída, e ter bons parceiros de vendas. “Mas é fundamental ter uma marca forte. Se não, tudo isso pode ir por água abaixo”, afirmou.

Ele explicou que a imagem da marca precisa estar casada com experiência da marca. “Toda marca de uma construtora ou de uma incorporadora emana um jeito de ser e de fazer e não adianta ir contra o DNA da empresa”, salientou. “Foi-se o tempo em que só uma campanha publicitária resolvia a vida de uma marca”. Para o publicitário, o consumidor quer uma marca que realmente tenha responsabilidades social, ambiental e econômica. “A questão da sustentabilidade veio para ficar”, sentenciou.

Estratégia de comunicação – Outra questão abordada pelo publicitário foi a importância da continuidade da estratégia de comunicação. “Os senhores, que tem a arte e a excelência de transformar um terreno em um sonho desejável para milhares de clientes, sabem a importância dessa continuidade. Nós não podemos fazer campanhas desalinhadas e desintegradas. Caso contrário, o empreendimento vai fracassar e teremos que reinventar. Nada é impossível, mas vai custar mais caro”.

Lara disse que é preciso “buscar em cada empreendimento uma alta diferenciação competitiva com grande amplitude de aplicações e dificuldade para imitar. “Hoje eu acho os anúncios imobiliários são muito parecidos. Isso é um desafio para os empreendedores imobiliários, construtoras, incorporadoras, imobiliárias e agências de comunicação. Nós temos que buscar novas estratégias de comunicação, que não seja só anúncio de jornal no sábado, novas maneiras de falar e de se relacionar com o consumidor. Fácil não é. Se eu tenho a fórmula? Podem me ligar depois”, brincou Lara.

Brincadeiras a parte, Lara ressaltou o fato de que é preciso ter uma diferenciação competitiva. “As agências de propaganda estão buscando fazer a diferença no setor imobiliário, trazendo novas maneiras e criativas formas de relacionamento com o cliente.”

“O sonho é o alicerce da propaganda. Mudar por fora e por dentro está no sonho imobiliário de muita gente. Para conseguir atender esse cenário complexo é preciso uma incorporadora arrojada, uma construtora de qualidade, um parceiro de vendas vibrante e uma agência de comunicação apaixonada pelo cliente”, receitou Lira, acrescentando que a agência deve estar envolvida no projeto desde o nascedouro e ser parceira no entendimento dos anseios do consumidor.

Notável crescimento – Em sua fala de abertura, o presidente da Fiabci Brasil, Ricardo Yazbek, destacou o momento favorável vivido pelo setor. “Período de deslanche que rejeita a comparação com bolha ou “boom”. Nós não temos nada a ver com a situação do mercado norte-americana. Temos razões para acreditar no crescimento contínuo do setor imobiliário e do Brasil. Essa indústria pode ser – e já está sendo – a locomotiva do crescimento nacional. O setor, tendo como pano de fundo estabilidade na economia, queda da taxa de juro, superávit das contas correntes, faz com que o crédito imobiliário tenha uma puljante alavancagem. Em 2003, foram financiados com recursos do SBPE cerca de R$ 2 milhões. Em 2007, serão quase R$ 15 milhões: sete vezes mais em quatro anos. Um notável crescimento. Além disso, mais prazos, menos burocracia, mais brasileiros com possibilidade de comprar seu imóvel”, destacou.

Encerrando o evento, o presidente do Secovi-SP, Romeu Chap Chap, destacou a importância da premiação, criada há 13 anos. “A qualidade dos candidatos ao prêmio cresceu sobremaneira. Quero crer que, daqui pra frente, com o crescimento da indústria imobiliária com o desenvolvimento de novos e arrojados projetos, eu imagino o que vai acontecer nos próximos anos. A escolha dos premiados ficará ainda mais complicada”, afirmou Chap Chap, parabenizando o júri e os premiados. “Eu agradeço também esse apoio a esse prêmio que analtece e cria um novo otimismo em relação ao mercado imobiliário”.

Conheça os cases premiados, acessando os links abaixo.