“No meu entendimento, Guarulhos e seu entorno tem uma demanda considerável para os temas relacionados a condomínios”, observa o diretor da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Juraci Baena Garcia, ao avaliar a participação de mais de 100 síndicos, representantes de administradoras e profissionais do setor condominial no Pró-Síndico, em 1º/9, no Open Hall Convention Center, em Guarulhos.

Na opinião do dirigente, “administrar condomínio não permite mais amadorismos. O síndico responde pelo patrimônio, assim como a administradora”. Nesse sentido, continua ele, eventos desse gênero servem como um farol do conhecimento. Garcia foi um dos palestrantes do encontro, sobre “Novas exigências e atualização nas práticas administrativas rotineiras”. Em pauta, “As Portarias 232 e 269/07 do INSS, obrigatoriedade para as administradoras e condomínios: Aspectos Práticos”.

Também palestrantes, o advogado Michel Rosenthal Wagner e o consultor organizacional e empresário do ramo de condomínios, Marcelo M. Duarte, falaram sobre o tema “Condomínio Melhor – Convivendo com as diferenças para uma gestão eficiente. Direitos, deveres e obrigações. Como fazer do seu condomínio um lugar melhor para viver“. “É muito importante conscientizar síndicos e administradores da relevância do seu papel na sociedade, com a qualidade de vida resultante de viver em condomínios”, relatou Rosenthal.

“A participação do Secovi nesse encontro é da máxima importância. Os síndicos se sentem mais atendidos diante dessa postura do sindicato de ir mais próximo a eles. Também mostra a competência e boa índole dos profissionais da entidade, realmente, preparados para orientar o gerenciamento dos conflitos nos condomínios”, salientou Duarte, para quem o evento é uma oportunidade de trocar conhecimentos. O encontro foi posto de coleta de 1 Kg de alimento não perecível em prol de crianças da C.O.T.I.C.