A Lopes criou o mais completo banco de dados de imóveis do Rio e, em primeiro de julho de 2006, iniciou suas atividades com uma força de venda de 80 corretores, selecionados entre os melhores da cidade. Uma das líderes nessa tendência de levar as imobiliárias para outros Estados, a Lopes resolveu enfrentar mais esse desafio, de conquistar o Rio. Daí ter transformado a cidade no principal foco de sua atual expansão.

Com uma cultura imobiliária mais conservadora e bem diferente dos avanços que São Paulo registrou nas últimas décadas, o mercado do Rio apresenta vários desafios, segundo a Lopes. Mas muitas oportunidades, também. Enquanto, no mercado de São Paulo, a disputa é bastante acirrada, no do Rio há espaço para a liderança isolada, diz a empresa.

Ao mesmo tempo, os incorporadores que atuam na cidade fazem restrições às empresas de outras praças, por considerarem que elas não têm conhecimento suficiente sobre o mercado carioca. A Lopes percebeu que, apesar dessas dificuldades, tinha porte e estrutura para conquistar rapidamente uma posição de destaque e ser bem-recebida no mercado carioca. Isto não só pela sua cultura empresarial (forma quadros de profissionais altamente preparados e com as mais modernas técnicas de venda e ferramentas necessárias para atender às reais necessidades dos seus clientes), mas também porque desenvolveu parcerias com instituições como o Creci, para a profissionalização de corretores.

Dessa forma, a Lopes amarrou as duas pontas – sua estrutura de vendas e sua excelência profissional –, para se habilitar a fazer sucesso no mercado carioca. Essa sua estrutura e sua capacidade de investimento na formação de profissionais especializados evitam o alto turn over tão característico do setor.

A capacidade de aumentar rapidamente sua estrutura de venda, sem perder a qualidade, e a rapidez em absorver um amplo conhecimento de novos mercados resultam numa prestação de serviços eficiente e personalizada que se mantém até a venda efetiva da última unidade. Enfim, foram essa capacidade inovadora e a quebra de alguns paradigmas o que levou a Lopes a alcançar excelentes resultados no Rio e, em bem pouco tempo, à conquista de uma posição de destaque nesse novo mercado. Hoje, a Lopes já faz escola no Rio.

O mercado carioca é o segundo maior do Brasil e vem aproveitando de forma agressiva essa atual maré da abundância de recursos para o setor imobiliário. É o que mostra a curva de crescimento do mercado que, de um movimento de 2,06 bilhões de reais, em 2005, e 3,14 bilhões, em 2006, hoje apresenta um potencial de 8 bilhões para 2007. Em três anos, a força do mercado imobiliário carioca praticamente se quadruplicou.