Nos próximos dias 15 (das 8 às 11 horas) e 16/8 (das 8h30 às 12 horas), na sede Regional do Secovi (Avenida Dr. Guilherme da Silva, 413 – Campinas – SP), os administradores de condomínios de Campinas serão contemplados com um ciclo de palestras proferidas pelos assessores jurídicos do Sindicato, João Paulo Rossi Paschoal e Karina Zuanazi Negreli, e pelo especialista César Romão, conferencista internacional, além de autor de best-sellers publicados no Brasil e no mundo.

A coordenação dos trabalhos será de Kelma Camargo, diretora setorial da Delegacia do Secovi em Campinas. “As atividades irão abordar desde os aspectos jurídicos da atividade, até questões comportamentais que envolvem o dia-a-dia da profissão”, evidencia a diretora. Os eventos contam 15 pontos gerais para a área de Administração de Condomínios do Programa Qualificação Essencial (PQE) do Secovi-SP, e contam com apoio de jornal Correio Popular e patrocínio de Ultragaz. Inscrições gratuitas, pelos telefones (19) 3252-8233/8505, ou e-mail: campinas@secovi-sp.com.br.

No futuro, mais condomínios e empresas. E muita especialização – Se fosse traçado um “raio x” do mercado condominial do Estado, encontraríamos nada menos que 40 mil condomínios, abrigando algo em torno de 6 milhões de habitantes. Nesses núcleos, 240 mil empregos diretos ajudam a movimentar cerca de R$ 8 bilhões/ano, cifra que representa 1% do PIB brasileiro. E, qual o papel do administrador de condomínios neste contexto?

É ele quem executa a parte administrativa e contábil, faz a gestão de pessoal, alinha a parte jurídica do condomínio e fornece diretrizes de engenharia (instruções e normas técnicas, etc), e do mercado imobiliário como um todo, e ainda lança mão de teorias da psicologia para interagir com os condôminos. Parece muito? Não. A demanda, que já é grande, exigirá cada vez mais desse profissional, que deverá se especializar para não perder o ‘bonde da história’.

Então, é essencial que o administrador de condomínios seja ativo, e trabalhe em harmonia com os profissionais da área, em especial com o síndico. Suas responsabilidades aumentam paulatinamente. Em função dessas exigências, haverá um equilíbrio mercadológico, onde diminuirá o número de empresas e subirá a qualidade do serviço prestado.

Diante dessas exigências do mercado que o Secovi-Campinas preparou aos profissionais da Região um Ciclo de palestras com especialistas na área apresentando alternativas eficazes para sua boa gestão.