Em coletiva de imprensa realizada em 21/6, a Caixa Econômica Federal apresentou os detalhes do 3º Feirão Caixa da Casa Própria, que se realiza de 24 a 27 de maio, no Pavilhão Azul do ExpoCenter Norte, na capital paulista.

De acordo com o superintendente regional da instituição, Augusto Bandeiras Vargas, esta edição deverá superar a anterior em vários aspectos: área de 16 mil metros quadrados, oferta de 60 mil imóveis em 193 empreendimentos (24 mil novos e em construção e 36 mil usados), cerca de 700 funcionários da Caixa, a cada dia, em 190 guichês de atendimento e quase 300 corretores. Além disso, haverá no local uma equipe de representantes dos cartórios e um projeto piloto vai tentar agilizar a documentação on-line, providenciando o registro dos imóveis vendidos no Feirão.

Conforme Romeu Chap Chap, presidente do Secovi-SP, entidade que apóia a iniciativa ao lado do Creci-SP/Sciesp, Sinduscon-SP e Apeop, o Feirão aproxima o público do produto imobiliário e, principalmente, do financiamento. “Com o evento, a Caixa favorece a comercialização de moradias, em especial no segmento e menor renda, onde se concentra a maior parte do déficit habitacional.

A instituição está aprimorando continuamente seus procedimentos para reduzir a burocracia, modernizando sua estrutura interna, enfim, se empenhando ao máximo para facilitar as coisas para o comprador de imóveis. Tudo isso se torna ainda mais importante considerando-se os juros decrescentes e o fim do fantasma da correção monetária nos financiamentos imobiliários, o que abre possibilidade para que mais e mais famílias percam o medo de assumir um compromisso de longo prazo. A Caixa está de parabéns”, disse ele durante a coletiva.

O empresário Milton Goldfarb, da Goldfarb Incorporação e Construção estará no Feirão com três mil unidades. “Quem vai lá descobre que pode comprara e financiar, o que é importante, pois muitas pessoas ainda não têm a cultura do financiamento. Além disso, o evento tem repercussão nas vendas durante meses e meses”, testemunhou.

No tocante à expectativa de público, segundo Vargas, a Caixa preferiu não ousar: “estimamos 150 mil visitantes, no mínimo, contra 146 mil no ano passado.”

O evento estará aberto ao público das 10 às 20 horas (quinta a sábado) e das 10 às 19 horas (domingo). Na quinta-feira, às 16h30, haverá a abertura oficial, com a presença do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab, e do Ministro das Cidades Márcio Fortes, dentre outras autoridades.

As ofertas do feirão também poderão ser consultadas no site da Imovelweb (www.caixa.gov.br/habitacao/index.asp).