Competência-alvo
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
– Preparar os participantes para lidar e solucionar os inúmeros pedidos de opinião sobre valores imobiliários, bem como auxiliar os proprietários nas decisões de venda/locação.
– Apresentar aos participantes as técnicas de elaboração de um laudo de avaliação imobiliária, proporcionando conhecimentos para sua compreensão e crítica.
– Proporcionar aos participantes uma iniciação à prática da avaliação imobiliária.

Eixos temáticos
1ª aula: Introdução à avaliação, principais finalidades, Normas Técnicas de Avaliação.
2ª aula: Principais métodos de avaliação de imóveis.
3ª aula: Método comparativo.
4ª aula: Outros métodos de avaliação, Montagem de um laudo de avaliação.

Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com o docente suas experiências individuais. Serão utilizadas proposições de problemas e discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelo docente.

Avaliação da aprendizagem
A avaliação é realizada de acordo com os seguintes critérios: conhecimento de conceitos apresentados no curso e aplicações em casos práticos. 

Perfil do Docente
Marcelo Pereira de Melo – Engenheiro civil e administrador de empresas pela Universidade Mackenzie, engenheiro de Segurança do Trabalho (Oswaldo Cruz), sócio da Imobiliária Harmonia Ltda., engenheiro de avaliação da Câmara de Valores Imobiliários do Estado de São Paulo.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%. 

Referências Bibliográficas
– Avaliação de Terrenos e Imóveis Urbanos – J. Fiker – Editora Pini
– Princípios de Engenharia de Avaliações – A. L. Moreira – Editora Pini
– Engenharia de Avaliações – Uma Introdução à Metodologia Científica – R. A. Dantas – Editora Pini
– Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR – 14.653

Carga horária: 12 horas

Informações Importantes:

1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
•    O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início; 
•    Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários; 
•    Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários; 
•    O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento. 
3) Inclui material didático (disponível na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.