Proprietários e diretores de 61 empresas especializadas em administração de condomínios estiveram na sede do Secovi-SP na última segunda-feira, 29/7, para conhecer detalhes do programa de autorregulamentação da atividade, iniciativa do Sindicato, por meio da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios, e a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC). 

Coordenado pelo diretor de Administradoras do Secovi-SP, Marco Gubeissi, o evento contou com palestras de Omar Anauate, diretor de Condomínios da AABIC; e Luciana Biondi e Delter Lopes, da empresa Bureau Veritas.

Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP deu boas vindas aos presentes no encontro e ressaltou que há 20 anos já se fala sobre o tema, mas que só agora o setor está maduro e preparado para a autorregulamentação de fato. Participaram como palestrantes do evento o diretor de Condomínio da Associação, Omar Anauate, além dos representantes da empresa Bureau Veritas, Luciana Biondi e Delter Lopes. 

 
O primeiro apresentou os requisitos do programa, entre eles os serviços mínimos a serem prestados pela administradora e suas obrigações básicas. Omar também abordou o código de ética da atividade e as penalidades impostas à empresa que violar os preceitos do programa. “Para diferenciar as Empresas Especializadas em Administração de Condomínios que foram aprovadas no programa de autorregulamentação das demais empresas que atualmente prestam o mesmo serviço, e desta forma, proporcionar também ao cliente a percepção dos fatores que determinam a prestação de serviços adequada, propomos a criação de um selo de certificação”, anunciou Anauate, lembrando que o processo deve ser renovado de dois em dois anos. O diretor aproveitou ainda a oportunidade para explicar como será aplicada a auditoria, feita pelo Bureau Veritas em um modelo personalizado e exclusivo para o p

A abertura do encontro ficou por conta do vice-presidente Hubert Gebara, que ressaltou: “Há 20 anos já se fala sobre o tema, mas só agora o setor está maduro e preparado para a autorregulamentação de fato.”

Anauate apresentou sobre os objetivos e os requisitos necessários para participação no programa.

“Precisamos diferenciar as empresas especializadas em administração de condomínios das demais empresas, e proporcionar ao cliente a percepção dos fatores que determinam a prestação serviços adequada. Por isso, a nossa proposta foi a criação um selo de certificação”, anunciou Anauate, lembrando que o processo será renovado de dois em dois anos. 

Anauate apresentou dados de uma pesquisa da AABIC que mostra que grande parte dos condomínios não trocou de administradora nos últimos 10 anos. “Nosso serviço é bem aceito pelo cliente”, afirmou Anauate.

Em seguida, Luciana Biondi falou sobre a atuação da empresa Bureau Veritas e o auditor Delter Lopes forneceu informações relativas à certificação e a auditoria. Segundo ele, o objetivo da auditoria não é atrapalhar o trabalho de ninguém. “É um processo formal, mas tranquilo com análise de documentos e entrevista de funcionários.”

“Não olhamos só o certo e o errado. Ajudamos na melhoria contínua da empresa”, revelou Luciana Biondi, do Bureau Veritas. A ideia é promover um evento de lançamento do programa ainda este ano.