São José do Rio Preto está entre as cidades com maior número de piscinas por habitante, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A grande maioria se encontra em condomínios e, entre todos os cuidados, um chama mais a atenção: a evaporação e o aumento no consumo de água.

Em 14/5, durante Ciclo de Palestras de Gestão Condominial sobre o tema “Condomínios – Como economizar água”, a vice-prefeita da cidade e superintendente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ivani Vaz de Lima, explicou aos participantes que uma das melhores formas de economia de água em casas e condomínios é cobrir a piscina.

“Nós moramos em uma região tipicamente quente o ano todo, até mesmo no inverno. Por isso, a dica da palestrante foi muito interessante para que as pessoas se conscientizem com relação aos gastos”, explica Alessandro Nadruz, diretor da Regional do Secovi em São José do Rio Preto.

Estudos mostram que a evaporação da água pode ser responsável por uma baixa de nível diário de 0,5 a um centímetro nas piscinas e, excepcionalmente, até dois centímetros. Por incrível que pareça, o período noturno também pode apresentar altos níveis de evaporação.

“Por isso, é muito importante mantermos as piscinas cobertas quando não formos utilizá-las. É uma medida simples, mas que pode gerar uma economia enorme na conta de água”, finaliza Nadruz.