“Não é o dinheiro o que me move. O que me move é prover um estilo diferenciado, mais bacana, para as pessoas”, afirmou o empresário Alexandre Lafer Frankel, presidente da Vitacon, em reunião-almoço promovida pelos Novos Empreendedores do Secovi-SP, na terça-feira (6/10), na sede do Sindicato.

Em uma palestra inspiradora, Frankel falou sobre sua vida, trajetória profissional, empreendedorismo e inovação do mercado imobiliário. Filho mais velho de três irmãos, ele contou que nasceu numa família empreendedora. “Meus avós paternos emigraram da Polônia para o Brasil, fugindo da guerra, e chegaram com uma mão na frente e a outra atrás”, relembrou o empresário, formado em Engenharia Civil.

Ao falar sobre o panorama atual, o empresário mostrou otimismo. “Este é o momento ideal para arriscar. Nós, jovens, não podemos nos acomodar. Temos de pensar em outras alternativas, investir em outros ativos. Tem muita coisa para fazer. O dólar a R$ 4 traz muitas perspectivas. Temos de ter ‘sangue nos olhos’, pois o momento é para se destacar”, salientou.

O entusiasmo pelo setor imobiliário começou cedo. “Eu vivia em canteiros de obras e estandes de vendas com meu pai, que é engenheiro”, disse, revelando que fez sua primeira venda aos 16 anos, ao assumir o lugar de um corretor que havia faltado naquele dia. Segundo ele, foi assim que descobriu seu dom natural para vendas e, depois, para o empreendedorismo.

Aos 18 anos, Frankel fundou sua primeira empresa na área de internet. “Eu estava no primeiro ano da faculdade de Engenharia Civil”, contou. Pouco tempo depois, às vésperas do estouro da bolha da internet, vendeu a companhia e conseguiu seu primeiro capital para projetos futuros. “Errei, e é muito bom errar. O empreendedor só aprende errando”, destacou.

Ao voltar a trabalhar nos negócios da família, Frankel disse que quanto mais o tempo passava e aprendia, mais crescia a vontade de modificar o mercado. “Eu ficava inconformado como não tinha nada melhor num mercado evoluído como o nosso. Sempre acreditei que as pessoas queriam viver diferente. Dava para oferecer mais”, disse.

Mobilidade urbana – Aos poucos, ele começou a perceber que não daria para pensar o desenvolvimento da cidade separadamente do conceito de moradia e de mobilidade. Assim, surgia, em 2009, a Vitacon, com filosofia baseada em design, facilidades e inteligência de espaços.

Para ele, localização é essencial. “Quem quer ficar 45 dias por ano preso no trânsito?”, indagou Frankel, defendendo o abandono do carro como meio de transporte principal. Sem carteira de motorista, ele acha o veículo dispensável, mesmo em São Paulo, se a pessoa puder morar perto de tudo que precisa. “Há 10 anos, não tenho carro. Vou trabalhar todo dia de bicicleta. Dependendo do local para aonde vou, uso o Uber”, revelou o empresário, que foi idealizador das duas versões do livro “Como viver em São Paulo sem carro”.

“Quero transformar a vida do brasileiro, para melhor”, afirmou, salientando que é preciso reinventar a forma de viver do brasileiro. “Quando se consegue atrelar ganho de tempo, eficiência e convívio com a família, a mudança é irreversível. Daí, localização e mobilidade são essenciais”, atestou, dizendo que “mobilidade é ter tempo para fazer o que gosta”.

Nos prédios criados sob seu modo de pensar, quase tudo intuitivo. Não há muros. “É possível encontrar na fachada, no piso térreo, cafés, restaurantes ou lojas”, afirmou o empresário, que defende empreendimentos com fachadas ativas.

Entre os projetos da Vitacon, está o menor apartamento de São Paulo lançado nos últimos cinco anos, pelo menos: 19 metros quadrados. Frankel disse que já prepara um de 14 metros quadrados. “São Paulo será a cidade dos apartamentos compactos”, sentenciou. “A próxima geração pensará o viver e o morar de forma bastante diferente da atual”, completou.

Participaram do encontro a coordenadora-geral do NE, Carolina Ferreira; os coordenadores adjuntos Diego Velletri, Rodrigo Ferreira, Roberta Bigucci, Helena Camargo, entre outros integrantes do grupo e da diretoria do Secovi-SP e de entidades parceiras.

Veja as fotos do encontro.