Anualmente, o Instituto Mauá de Tecnologia promove o Eureka, uma feira de exposição de trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química. 

A edição deste ano aconteceu nos dias 30 e 31/10 e 1º/11, no Campus do Instituto Mauá, em São Caetano do Sul/SP. Durante o evento, os formandos apresentaram o processo de desenvolvimento dos trabalhos, os objetivos e os resultados obtidos com os experimentos e, em muitos casos, os protótipos ou modelos funcionais dos estudos. 

Durante os três dias ficaram em exposição 146 trabalhos, que concorrem a três modalidades de premiação: “Prêmio Totvs de Desenvolvimento Tecnológico”, “Prêmio Natura de Sustentabilidade” e “Prêmio Secovi-SP de Benefício Social”. 

Avaliação – Uma equipe formada por 12 profissionais do Secovi-SP, divididos em seis duplas, avaliou 35 trabalhos no dia 30/10. 

Além do impacto social, foram avaliados os quesitos inovação, implementação, escalabilidade do projeto e viabilidade financeira. “Também consideramos a clareza e o profissionalismo dos alunos durante a apresentação”, disse Adelmo Felizati, diretor superintendente do Secovi-SP. 

Os avaliadores se surpreenderam com o alto nível dos projetos. “Esse evento é muito importante para a divulgação dos trabalhos estudantis e também para a conexão entre academia e meio empresarial”, opinou Laerte Temple, também superintendente do Sindicato. 

As premiações acontecerão no dia da Colação de Grau dos formandos e no evento “Prêmio Barão de Mauá”, que é realizado pelo Instituto de Tecnologia Mauá em parceria com a AEXAM (Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá).