Na palestra de encerramento da edição deste ano do Enacon Secovi-SP (Encontro das Administradoras de Condomínios), dia 6/11, o psiquiatra e autor de vários livros de autoajuda, Roberto Shinyashiki, estimulou a plateia a pensar sobre a simplicidade da vida. Resumidamente, a mensagem foi: viver é simples, o ser humano que complica.

Ele disse que o caos estabelecido no Brasil, com a crise econômica e política, nada mais é do que “um acerto de contas com o que não foi feito”. Porém, o psiquiatra classificou de “maravilhoso” o momento atual do Brasil. “Agora, não dá para enrolar.”

Cheio de frases de efeito, que para alguns pode soar como clichês, Shinyashiki pediu para que os empresários mantenham neutralidade na análise do momento político e comemorem o ano de 2015. “O melhor vence sempre e todos são campeões no dia a dia. Vamos mudar a condição de injustiçado para realizador. Eu adoro os campeões!”.

Ajudar as pessoas a resolver problemas, usando a tecnologia, deve ser a grande meta das empresas. Além disso, os líderes devem desenvolver algumas competências, como escutar e se desculpar, ter paixão pela vida, criar ambientes produtivos e respeitar o código de honra. “Com isso, criam-se alianças poderosas. Mas, fica o desafio de virar amigo de verdade das pessoas”, salientou.

No encerramento, Shinyashiki afirmou que o pior para o ser humano é descobrir, no fim da vida, que não amaram o suficiente, não curtiram os filhos e abandonaram os seus sonhos. “Não se esqueça de ser feliz!”, ressaltou.

Emocionado, Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, agradeceu a todos e anunciou que, em 2016, o Enacon será no mês de outubro. “Missão cumprida”, desabafou Gebara.