O ano de 2015 foi bastante desafiador e, mesmo nadando contra a maré do cenário nacional, muitas empresas conseguiram vencer obstáculos e crescer. “Incentivar o crescimento é extremamente importante, mas para isso, as cidades precisam estar preparadas para receber as demandas, estruturas e desafios propostos, devendo contar com uma gestão responsável”, afirma o diretor Regional do Secovi em Campinas, Fuad Jorge Cury.

No início do mês de dezembro, a Endeavor, instituição responsável pela análise do setor empreendedor brasileiro, avaliou 32 cidades e divulgou um importante ranking nacional dos municípios mais empreendedores do País. Campinas foi eleita a 5ª cidade mais empreendedora do Brasil, figurando como a primeira a não ser uma capital e a conquistar tal posicionamento. Os quatro primeiros lugares foram ocupados, respectivamente, por São Paulo, Florianópolis, Vitória e Recife.

Para promover o estudo, a instituição avaliou sete aspectos característicos de cada cidade, como ambiente, acesso à capital, mercado, capital humano, infraestrutura, inovação e cultura. Campinas destacou-se pela política de inovação e também pela rica infraestrutura disponível para empresários e investidores. Outro fator de extrema importância foi a facilidade que o programa Via Rápida Empresa proporciona para o futuro empreendedor. Nos últimos onze meses, mais de 13 mil negócios foram abertos na cidade.

O diretor do Secovi considera a pesquisa de extrema importância, por estimular o munícipio e as empresas. “A força da cidade está nos empreendedores e no governo. Com melhores condições aos empresários que querem empreender na região, todos são ajudados e a cidade torna-se melhor”, salienta.

Campinas é a 14ª cidade mais populosa do País, com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, e possui um PIB de R$ 20 bilhões. Além disso, a região possui uma das melhores malhas viárias do Estado, sendo cercada pelas principais rodovias brasileiras. Abriga algumas das melhores universidades do Brasil e tem interessantes projetos voltados às microempresas, sobretudo no campo da tecnologia, estando em terceiro lugar como polo tecnológico. “Campinas vem passando por uma fase de desenvolvimento, com nova postura e qualidade da gestão da cidade, e tudo isso caminha para uma grande evolução e um futuro excelente”, conclui Cury.