A economia brasileira em 2015 apresentou uma estagnação ou até mesmo deterioração nos principais indicadores econômicos. Como parte importante da economia do Estado de São Paulo, o Vale do Paraíba também sentiu essa retração, com destaque para os setores industriais e da construção civil.

Segundo o diretor Regional do Secovi na RMVale, Frederico Marcondes César, o momento econômico que o País vive tem como fatores determinantes a instabilidade política e a queda na confiança tanto dos empresários como dos consumidores, afastando investidores e levando os consumidores a reduzirem gastos.

Para ir na contramão desse cenário, a Regional do Sindicato na Região Metropolitana do Vale do Paraíba investiu ainda mais este ano na qualificação profissional e na disseminação de informações e conhecimento para gestores condominiais, administradoras de condomínios e demais interessados.

Foram promovidos diversos encontros, palestras e cursos sobre temas atuais e que contribuem para a melhoria da administração condominial, com destaque para o Encontro de Mercado, realizado anualmente, e a Convenção Secovi.

Ainda em 2015, a Regional teve participação ativa em debates políticos e econômicos que envolveram questões relativas à região, como a determinação da nova Lei de Zoneamento, Plano Diretor, verticalização da cidade e também a desburocratização de alguns setores econômicos.

Para fechar o ano, foram realizadas eleições para a presidência e direção do Sindicato. Flavio Amary, atual vice-presidente do Interior da entidade, assumirá a presidência em 1°/2, e Frederico Marcondes César, diretor regional do Secovi na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, assume agora como vice-presidente do Interior do Secovi-SP.

Atuação em 2016

Este ano promete muitas mudanças políticas e econômicas, principalmente nas questões regionais com a realização das eleições municipais e com novas determinações do uso do solo em São José dos Campos.

Para a Regional do Secovi na RM do Vale do Paraíba, os objetivos envolvem aumentar ainda mais a participação dos associados nos eventos promovidos e aproximá-los do Sindicato, possibilitando cada vez mais o acesso às informações pertinentes ao setor. Os temas dos cursos, palestras e eventos promovidos serão determinados de acordo com a necessidade dos associados.

Para Frederico Marcondes César, a Regional seguirá também os objetivos de ampliação do Secovi-SP, que ganha cada vez mais força no interior paulista. “Conciliar a direção da Regional RMVale e a vice-presidência do Interior significará uma melhora na atuação em São José dos Campos e região, uma vez que será possível ter uma visão mais ampla das necessidades das demais cidades paulistas. Atualmente, contamos com 8 Regionais e pretendemos consolidar mais três nos próximos dois anos”, afirma.

Quanto ao mercado imobiliário, Frederico acredita que o Vale do Paraíba deverá concentrar seus esforços em reduzir as unidades residenciais remanescentes em estoque e desenvolver novos empreendimentos. “Este ano contamos com uma manutenção do quadro apresentado no ano passado, ou seja, estabilidade de preços e novos lançamentos. Com a aprovação da Lei de Zoneamento, a cidade ganhará mais flexibilidade e isso incentivará, não só a construção de novas habitações, como ampliará os investimentos da região em diversos outros setores”, finaliza.