Quando falamos de acessibilidade, pensamos principalmente naquelas pessoas que usam cadeiras de rodas ou possuem alguma necessidade especial para se locomover. Mas é importante lembrar que as regras de acessibilidade incluem aquelas pessoas com mobilidade reduzida, como idosos.

Segundo levantamento de em julho deste ano do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a população de idosos em São José dos Campos, maior cidade do Vale do Paraíba, poderá dobrar nos próximos 15 anos.

Atualmente, são 51 mil idosos na cidade e, até 2030, o número de pessoas com mais de 65 anos deve saltar para 108 mil, totalizando um aumento de 112%.

Por essa razão, os condomínios devem estar atentos às regras de acessibilidade. A principal lei que rege essa questão é o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. As novas edificações devem estar adequadas à legislação, garantido total acesso a moradores e visitantes, enquanto os edifícios mais antigos precisam promover mudanças nas áreas comuns, incluindo rampas de acesso, piso antiderrapante, vagas especiais próximas às entradas, entre outras medidas.