No último dia 16/5, o auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos recebeu autoridades, parlamentares, convidados e a presidência do Secovi-SP para um importante debate sobre o mercado habitacional e imobiliário da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e de São Paulo, além de uma palestra sobre as regras do novo Código de Processo Civil.

Com o auditório lotado, os participantes do Encontro Secovi de Mercado tiveram acesso aos resultados da Pesquisa Imobiliária do 2º semestre de 2015 sobre o panorama geral do setor imobiliário e da construção civil em São José dos Campos, realizada pela Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), e também a um panorama das Regionais do Secovi e da Região Metropolitana de São Paulo, apresentado pelo presidente da entidade.

Flavio Amary afirmou que é prazeroso trabalhar em prol de um País melhor para todos e lembrou que a Universidade Secovi completou, exatamente naquele dia, 15 anos de sua criação. “Os dados apresentados mostram uma projeção otimista para o PIB nacional, que deve alcançar 1,5% de crescimento em 2017. Porém, existem preocupações com as taxas de financiamento e dificuldades de crédito imobiliário, muito importantes para nossa área. Os índices de confiança do consumidor estão abaixo da média e essa é uma realidade vivida em todo o Brasil”, afirmou.

Para o vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na RMVale, Frederico Marcondes Cesar, o atual momento da economia brasileira exige que as questões políticas e econômicas sejam intensamente debatidas. “Conhecer e debater esses assuntos é muito importante, mas, no momento que vivemos hoje, isso se torna quase obrigatório”, afirmou Frederico.

O presidente da Câmara Municipal de São José, Shakespeare Carvalho, participou da abertura do evento e afirmou que o debate trazido pelo Secovi-SP não poderia acontecer em melhor lugar. Shakespeare ainda parabenizou toda a equipe e convidou as entidades presentes para apresentarem aos vereadores da cidade os dados levados ao evento. “Estamos em processo de aprovação da nova Lei de Zoneamento do município e nossos vereadores precisam enxergar essa necessidade. Quanto mais informação melhor para aprovar um projeto de lei que atenda às necessidades da população joseense. Assim, poderemos voltar a aquecer a economia da cidade”, finalizou.

O encontro contou ainda com uma apresentação do coordenador do Conselho Jurídico da Presidência e membro do Conselho Consultivo Nato do Secovi-SP, Dr. Marcelo Terra, sobre o tema “O novo CPC e os Negócios Imobiliários”. “O Código de Processo Civil é uma lei federal de extrema importância para qualquer cidadão e uma das mais utilizadas pelos advogados. Qualquer área do direito que haja litígio, o advogado trabalhará com o Código. A segurança jurídica é o sonho de todos nós e, nos negócios imobiliários, a incerteza está no conteúdo de uma norma jurídica, se ela vale ou não vale”, afirmou.