internetNo final do primeiro dia do Enacon (Encontro das Administradoras de Condomínios), Tatiana Sayuri, do Google, e Paulo Ávila, do Facebook, apresentaram as funcionalidades das plataformas digitais, que podem ser incorporadas no dia a dia das empresas, não só para modernizar, mas principalmente para facilitar a comunicação e aproximar o cliente.

Conforme dados apresentados por Tatiana, o Brasil é o quarto país do mundo em oferta online de imóveis. Essa constatação permite afirmar que o cliente do mercado imobiliário está na web.

A profissional do Google explicou que o caminho para atingir esse cliente inicia na pesquisa. Tatiana explicou que a vida acontece em micromomentos, porque permanentemente as pessoas pesquisam locais, produtos e serviços para comprar. “Google virou sinônimo de pesquisa. Logo, as empresas devem estar nessa plataforma digital. Nas pesquisas, as empresas podem interagir e deixar marcas.”

Conforme dados apresentados por ela, são feitas 400 milhões de buscas por dia no Google; 5 mil a cada segundo; 88% dos consumidores pesquisam antes de comprar; e os usuários passam apenas 5% do tempo da compra pesquisando.

Tatiana indicou as ferramentas gratuitas Google trends, que permite saber quais as palavras mais pesquisadas; g.co/TesteMeuSite, destinada a avaliar o desempenho do site da empresa; e o thinkwithgoogle.com.br, que possibilita pesquisar os consumidores. Também, o Google oferece consultoria gratuita por até três meses para as empresas. Basta ligar no 0800 7246657. Tatiana mostrou, ainda, as possibilidades de anunciar no Google e no Youtube, segunda plataforma mais acessada para pesquisas.

Curtidas – Paulo Ávila falou do Facebook como plataforma de descobertas e ferramenta para falar com as pessoas. Os dados estatísticos apresentados por ele são espantosos: 1,7 bilhão de pessoas no face; 500 milhões no Instagram; 900 milhões de usuários do Messenger; 3 milhões de páginas ativas; 80% dos usuários com perfil no face interagem com empresas.

“Novos comportamentos mudam os negócios. E por mais difícil que seja, é preciso buscar as respostas certas, nas horas certas”, disse Ávila, ressaltando que a comunicação está cada vez mais visual, e que os vídeos captam a atenção de todos. “Quanto mais relevante o conteúdo, maior a capacidade de absorção do cérebro.”

Ávila recomenda que todos estejam na plataforma mobile e que escolham o público que se pretende atingir. “O perfil correto gera a reação certa.” Para isso, ele recomenda responder às perguntas: Quem é o público? O que é importante? O que você quer que ele faça?

Além disso, ele orienta as empresas a trabalharem com produtos exclusivos e com o que elas têm de melhor. “As pessoas devem parar para acessar o anúncio no Facebook. A mensagem tem de ser autêntica, os textos curtos. Deve-se desconstruir a informação, usando o formato carrossel e usar vídeos”, ensinou Ávila.

Ele deixou um roteiro básico para boas campanhas no face: 1. Estar no mobile e ter um site responsivo; 2. Captar leads (pessoa ou empresa interessada por produto ou serviço oferecido); 3. Qualificar leads; 4. Divulgar para quem está perto (definir localidades específicas); 5. Atrair atenção; 6. Começar, testar e afinar a comunicação.

Mariângela Machado, diretora de Associações em Loteamentos da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, disse que os profissionais empregadores de serviços e cumpridores de contratos têm de trabalhar com empatia. “Vamos pensar naquilo que mais retém os clientes às empresas. E vamos entrar nesse mundo digital, porque os clientes futuros já nasceram digitais”, concluiu.

Confira as fotos da palestra