Foto: Zaqueu Proença

De maneira geral, o início do ano é um período de mudanças que acaba agitando também o mercado imobiliário. Em Sorocaba, as Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade de Sorocaba (Uniso), entre outras, atraem estudantes universitários de outras cidades que procuram por imóveis de locação.

De acordo com o diretor Regional do Secovi em Sorocaba, Guido Cussiol Neto, a cidade está se tornando um importante polo universitário e muitos estudantes que ingressarão nestas instituições chegam de várias regiões do País, sendo uma grande parte da capital paulista ou da Grande São Paulo e escolhem morar na zona sul, onde há uma maior concentração de faculdades. “Normalmente, existe um aumento de demanda neste período. A boa notícia é que percebemos um crescimento muito significativo em relação ao ano anterior”, ressalta.

Outro fator que contribui para o aumento da procura são os alunos já matriculados que aproveitam o período para mudar de residência ou vão em busca de uma renegociação de contratos. “Devido ao atual momento econômico, alguns inquilinos buscam imóveis com valores mais baixos, movimentando assim o mercado de locação”, explica Cussiol Neto.